AFONSO RODRIGUES

A magia na palavra

A magia na palavra

Afonso Rodrigues de Oliveira

“Obrigado, desculpa, por favor, são palavras mágicas, chaves que abrem portas para uma vida melhor”. (Artur da Távora)

A educação é realmente a chave que abre portas para o mundo. Não há como não se sentir bem, diante de um gesto educado. E ele pode ser mostrado na simplicidade do procedimento. Muitas vezes nos sentimos felizes por longo tempo, com um gesto educado. E muitas vezes o gesto nem foi para conosco. Ele pode ter acontecido, e presenciado por nós. E muitas vezes nem prestamos atenção a ele. Mas, nada é mais importante do que estar sempre atento aos acontecimentos à nossa volta. Sobretudo quando estivermos querendo cair na ribanceira do pessimismo que sempre nos deixa tristonhos. Preste atenção porque isso acontece com frequência nas nossas vidas.

Ontem à tarde eu saí do supermercado, com o pão para o café da tarde. Eu ia pela calçada e lá na frente vinha uma mulher bonita, jovem e grávida. Aproximamo-nos e passando por mim, ela sorriu com simplicidade e me deu um boa-tarde muito amável. Respondi com simplicidade e alegria. Como ela se sentiu, não sei. Mas eu saí muito feliz com a cortesia e simplicidade da mulher, na caminhada de uma nova mãe. Saí caminhando pela calçada, pelo asfalto, e pensando em como me sinto feliz nos cumprimentos dos funcionários do supermercado. Pelo respeito que rola entre mim e eles. Procedimento simples que pode fazer você se sentir feliz. É só levar a coisa a sério e com respeito. Que foi o que aquela senhora demonstrou no seu boa-tarde para mim.

Reflita e leve isso a sério. É no nosso comportamento com as outras pessoas que dizemos e mostramos quem realmente somos.

Nunca é tarde demais para refletirmos sobre pensamentos de pessoas, que nos alegra na vida. Então vamos relembrar o Emerson: “Você é tão pobre ou tão rico quanto o seu vizinho; senão não seria vizinho dele”. Quando não prestamos atenção nem damos importância à outra pessoa porque ela não nos cumprimentou, estamos nos igualando a ela. O mesmo acontece quando nos sentimos bem porque a outra pessoa nos cumprimentou. Simples pra dedéu. Nunca deixe de cumprimentar as pessoas, independentemente de alguma diferença que possa haver entre você e elas.

O importante é que saibamos distinguir a cordialidade da familiaridade. O fato de você estar cumprimentando alguém que você considera inferior a você, não quer dizer que você esteja se igualando a ela. Você se igualará, fora das diferenças, se se familiarizar. Porque é aí que está o nó górdio. Então desate o nó e siga seu caminho na caminhada do sucesso. E o sucesso sempre está na felicidade, no dia a dia. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460