OPINIÃO

Úlcera gástrica 

“Ora, as obras da carne são conhecidas como: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o Reino dos céus” (Gálatas 5:21) 

A úlcera é uma ferida, a qual pode ocorrer em muitas partes do corpo humano, porém o tipo de úlcera mais comum é a úlcera gástrica, também denominada de úlcera péptica. Ela se desencadeia devido à ação dos ácidos estomacais, na parede do estômago.  

A ação dos ácidos, incluindo o ácido clorídrico, atacam a parede do trato digestivo e ocasionam o aparecimento de uma úlcera que destrói a parede estomacal e até do duodeno. As causas dessa doença podem ser inúmeras e, entre elas, estão fatores genéticos, alimentação não saudável, bactérias como o Helicobacter pylori, também conhecida como H. pylori.  

Os sintomas da úlcera gástrica ocorrem com dor e queimação que aparecem, principalmente quando o estômago está vazio, porque quando não há alimentos dentro desse órgão, os ácidos atuam diretamente na ferida. Os sintomas mais graves desse tipo de úlcera são: regurgitação de sangue e fezes escuras ou avermelhadas, as quais indicam a presença de sangue. 

Publicidade

A úlcera gástrica pode desencadear câncer e o maior risco se dá a partir de uma infecção crônica devido a bactéria H. pylori, que pode levar a uma inflamação estomacal crônica. Esse é um processo que provoca a perda do tecido gástrico normal, tornando-o fibroso e com tendência do paciente desenvolver um tumor até mesmo malígno. 

Os sintomas de acidez estomacal podem desencadear câncer de estômago e são eles os seguintes: queimação no estômago; má digestão; dificuldade para engolir os alimentos; refluxo ácido; perda do apetite e do peso; inchaço abdominal após as refeições; náuseas constantes; azia persistente; sangue nas fezes ou fezes escuras demais. 

A úlcera gástrica tem cura e o paciente deve ser atendido por médico especialista em gastroenterologia, o qual o avaliará inclusive através de exames laboratoriais.  

É importante, que o paciente  se alimente de preferência com o acompanhamento de um nutricionista e evite alimentos muito quentes, bebidas alcoólicas, refrigerantes, sanduíches, fast food, frituras e doces em geral. Na verdade, todo ser humano deve comer somente alimentos saudáveis.   

Marlene de Andrade 

Médica formada pela UFF 

Título em Medicina do Trabalho/ANANT 

Perita em Tráfego/ABRAMET 

Perita em Perícias Médicas/Fundação UNIMED 

Especialização em Educação em Saúde Pública/UNAERP 

Técnica de Segurança do Trabalho/SENAI-IEL 

CRM-RR 339 RQE 341