O Ipem-RR (Instituto de Pesos e Medidas de Roraima) realiza, nesta semana, uma ação de fiscalização de produtos típicos do período de festa junina em estabelecimentos comerciais do Estado. A ação tem o foco em itens alimentícios, como flocão e fubá de milho, açúcar, canela em pó, farinha de mandioca, farinha de trigo, salsichas, milho de pipoca, milho de canjicas, margarina, óleo de cozinha, entre outros.
A presidente do instituto, Isabella Dias, explicou que a ação faz parte do calendário de fiscalizações especiais realizadas pelo órgão. A fiscalização de produtos da área de pré-medidos, como são denominados, é realizada em duas etapas.
“A primeira ocorre em estabelecimentos comerciais, com a pesagem dos produtos, quando reprovado na pesagem in loco, é realizada coleta para a perícia. A segunda fase é uma perícia que ocorre no laboratório do instituto com a presença de representante do fabricante. Caso reprove na perícia, o fabricante é autuado, e tem um prazo para recorrer”, disse Isabella.
O objetivo principal da ação é garantir a segurança do consumidor na hora da compra, para que não seja lesado economicamente.
“É uma preocupação garantir que o consumidor faça as suas compras com segurança, que leve para suas residências o peso real pelo qual está pagando. Assim, os comerciantes também podem trabalhar em justa concorrência, sabendo que os demais comerciantes também estão sendo orientados e fiscalizados”, completou Dias.
OUVIDORIA
Caso encontre irregularidades, o consumidor pode entrar em contato com o órgão por meio da ouvidoria do Ipem-RR ou enviar mensagens através do telefone (95) 9971-6066, além do Instagram e do Facebook do instituto.
O órgão atende de segunda à sexta, das 7h30 às 13h30 e está localizado na avenida Surumu, nº 1719, bairro São Vicente.