Encerra hoje, (22), o prazo de inscrição para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que corresponde ao segundo semestre de 2023. Os interessados em se candidatar devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior – Sisu, até às 23h59 (do horário de Brasília) para efetuar a inscrição.
O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou cerca de 51.277 vagas, em 1.666 cursos de graduação, de 65 instituições de educação superior, que assinaram o Termo de Adesão (TA). De acordo com o calendário, o resultado deve ser divulgado no dia 27 de junho.
A inscrição é gratuita e realizada, exclusivamente, pela internet. As notas utilizadas para concorrer a uma vaga é referente a edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As matrículas devem ser efetuadas entre 29 de junho a 4 de julho.
SISU
O Sistema de Seleção Unificada é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece, por meio de instituições públicas, vagas de ensino superior para estudantes em todo o Brasil.
Para concorrer às vagas, que são abertas semestralmente todos os anos, os interessados devem ter participado da edição indicada do Enem. De acordo com a nota obtida e o curso escolhido, é realizada a seleção tendo como base uma nota de corte. A nota varia com a instituição e o curso escolhido.
O estudante para se tornar elegível para concorrer, não pode ter tirado zero na redação.
PROCESSO SELETIVO
Para se inscrever, o participante precisa ter o cadastro no Login Único, do Governo Federal, e criar uma conta no gov.com. Se caso já houver cadastro, basta que o interessado realize o login com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha.
O candidato pode escolher até duas opções de curso em cada processo seletivo do Sisu. Deve-se indicar a ordem de preferência das vagas optadas, com indicação de local de oferta, curso e turno. Também é necessário informar a modalidade de concorrência.
Durante o tempo de inscrição, é possível mudar as opções até o encerramento, que ocorrerá às 23h59. Após o tempo limite expirar, as opções selecionadas por último serão as analisadas.
Caso não consiga ser selecionado nas duas opções, há a possibilidade de ingresso através da lista de espera. No entanto, é necessário manifestar interesse em entrar na lista no período de 27 de junho a 5 de julho. A convocação dos candidatos será realizada pelas instituições a partir de 10 de julho.
As vagas ofertadas são distribuídas conforme a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012).
Para mais informações, acesse o Edital.