MENOS PRECONCEITO

Fissura Labiopalatina: ações de conscientização serão realizadas em Boa Vista

A programação ocorrerá entre os dias 22 e 24 de junho em comemoração ao dia nacional de conscientização sobre a Fissura Labiopalatina.

A fissura labiopalatina é uma condição congênita que afeta a formação do lábio e do palato (Foto: Divulgação)
A fissura labiopalatina é uma condição congênita que afeta a formação do lábio e do palato (Foto: Divulgação)

O Dia Nacional de Conscientização sobre a Fissura Labiopalatina é celebrado no dia 24 de junho, como forma de divulgação de informações para contribuir para a redução do preconceito em relação às pessoas que nasceram com a condição.

A Amazonfir (Associação Norte-amazônica de Apoio à Pessoa com Fissura Labiopalatina de Roraima), estará realizando entre os dias 22 à 24 de junho uma programação para conscientizar, informar e interagir com as crianças portadoras da patologia e a comunidade em geral.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

22/06 – Panfletagem informativa em frente à Assembleia Legislativa de Roraima, às 17h.

23/06 – Apresentações artísticas dos pacientes atendidos pelo NARFIS (Núcleo de Atendimento e Reabilitação da Criança com Fissura Labiopalatina), no auditório do Hospital da Criança Santo Antônio, às 9h. Apenas para convidados e corpo médico hospitalar.

24/06 – Piquenique no Parque do Rio Branco para todas as famílias que possuem crianças portadoras de Fissura Labiopalatina, às 17h.

FISSURA LABIOPALATINA

A fissura labiopalatina é uma condição congênita que afeta a formação do lábio e do palato. É uma malformação que pode prejudicar a alimentação, a fala, a audição e causar distúrbios emocionais por razões estéticas. Para superar esses impasses, é necessário uma abordagem multidisciplinar e tratamento especializado.

A malformação ocorre no desenvolvimento do embrião e afeta uma criança a cada 650 nascidas no Brasil. As causas da anomalia ainda são desconhecidas, mas já se sabe que determinados fatores de risco podem estar envolvidos, como deficiências nutricionais, exposição à radiação, medicamentos, álcool, cigarro, fatores hereditários e doenças maternas durante a gestação.

RORAIMA NO TRATAMENTO DA FISSURA LABIOPALATINA

Em Roraima, o único centro especializado para atendimento fica localizado no Hospital da Criança Santo Antônio, que oferece suporte por meio do Núcleo de Atendimento e Reabilitação da Criança com Fissura Labiopalatina, uma parceria do município com as organizações AmazonFIR e a Smile Train.

O trabalho conjunto disponibiliza serviços e tratamento para as crianças afetadas pela fissura. As crianças têm acesso a acompanhamento no Hospital da Criança Santo Antônio até os 12 anos e 11 meses.