A ordem de serviço para a reforma do Palácio Latife Salomão, onde funcionará, a partir de julho, o Fórum da Cidadania, foi assinada nesta quinta (22), pelo governador Antonio Denarium. O espaço será utilizado pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) para oferecer serviços jurídicos à população.
Com mais de 4 mil m², o prédio vai abrigar os Juizados Especiais Cíveis, Varas da Infância e Juventude, Vara da Justiça Itinerante e Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), unidades que possuem contato mais direto com os cidadãos e cidadãs. A nova estrutura também contará com auditório para 57 pessoas, onde serão ministradas aulas, workshops e exibição de vídeos.
“Roraima tem passado por um crescimento precoce, em que a população aumentou consideravelmente antes do tempo previsto e a demanda de serviços públicos, especialmente do judiciário, também. Não podemos deixar de dar essa resposta à sociedade. A partir desse projeto, vamos continuar levando a cidadania ao público, otimizando o uso de recursos e pessoal”, disse desembargador Jésus Nascimento em seu discurso, na abertura do evento.
Além de abrigar os principais serviços do Poder Judiciário de Roraima, o Fórum da Cidadania terá parceiros, como: Ministério Público do Estado, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil em Roraima e órgãos do Poder Executivo.
O projeto vai manter toda arquitetura original do prédio. A obra vai ser interna e de revitalização externa. As licitações devem iniciar em novembro e a previsão é que a obra dure em torno sete meses. A inauguração está prevista para julho de 2024.