Após o início da operação para retirada de garimpeiros, em janeiro deste ano, a criminalidade nos municípios de Alto Alegre, Iracema e Mucajaí, onde se concentra a prática garimpeira em Roraima, reduziu conforme dados da Polícia Civil.
Os dados são de janeiro a abril de 2021 ae o mesmo período de 2023. Os crimes contabilizados são roubos, furtos, homicídios, captura de foragidos e armas de fogos apreendidas.
Em 2021, foram registrados 14 homicídios. Alto Alegre liderou o ranking com nove casos, seguido de Mucajaí com quatro mortes. Iracema registrou apenas um óbito.
Em 2022 e 2023, foram registradas seis mortes. Mucajaí aparece em primeiro lugar, sendo quatro mortes em 2022 e três em 2023. Alto Alegre aparece com dois óbitos nos dois anos e Iracema com apenas uma morte.
Entre os casos, está a morte do garimpeiro Francisco Carlos de Oliveira Nunes, de 38 anos, que foi morto com quatro tiros na cabeça e tórax, no garimpo Capixaba, município de Mucajaí, em março deste ano. O corpo dele, foi deixado na cabeceira da ponte do Rio Apiaú, Vila Nova.
ROUBO E FURTO
Furto também houve redução em 2023, onde foram registrados 138. Em 2022, foram registrados 179, ou seja, reduziu 41 furtos de um ano para o outro. Em 2021, foram registrados 118.
Conforme os dados, em 2021, foram registrados apenas sete casos de roubo. Nos anos seguintes, foram registrados 10 roubos.
Em relação as armas de fogo apreendidas, a Polícia Civil informou que foram tiradas de circulação 35 armas, entre carabinas, espingardas, pistolas, revólveres, entre outras armas de fogo.
Por conta das operações. Este ano, foram apreendidas 14 armas de fogos. Iracema registrou sete apreensões, seguido de Mucajaí com 6 e Alto Alegre com dois casos.
Em 2022, foram apreendidas 10 armas. Mucajaí teve cinco casos, seguido de Alto Alegre com quatro apreensões e Iracema com apenas um caso.
Já em 2021, foram registrados 11 casos. Sendo cinco em Iracema e três, respectivamente, em Alto Alegre e Mucajaí.
O que foi percebido pela reportagem, é que muitos garimpeiros estariam trazendo as armas de fogo do garimpo e tentando vender em Boa Vista.
Entre os casos, está do garimpeiro L.F.M.F., de 22 anos, que foi preso com uma arma de fogo calibre 32, no bairro Senador Hélio Campos, em março deste ano. Ele estava descendo de um táxi lotação no momento da abordagem. Além da pistola, foram apreendidas também cinco munições intactas.
Foragidos da Justiça também foram capturados. Conforme os dados, foram registradas apenas quatro capturas. Sendo, três em 2021. Cada município registrou uma prisão. Já em 2023, apenas Mucajaí registrou a captura de foragido.