Cotidiano

Matrículas da rede estadual começam hoje

As matrículas na Capital e interior deverão ser feitas até o dia 14 deste mês, no total de 12 mil vagas ofertadas

A Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) inicia hoje o período de matrículas, rematrículas e transferência dos alunos da rede estadual de ensino. Serão ofertadas mais de 12 mil vagas do 6º ano do ensino fundamental ao 1º ano do ensino médio, além da Educação para Jovens e Adultos (EJA). Embora o governo afirme que os pais não precisam fazer fila, nos bairros pais marcam a vez acorrentando cadeiras no gradeado do muro da escola, como ocorreu na Escola Maria dos Prazeres Mota, no bairro Santa Teresa, zona Oeste.
Segundo a secretaria, das 12.616 vagas, 3.789 serão destinadas para os alunos do sexto ano do fundamental e 8.827 para estudantes do 1º ano médio e EJA, das quais 5.505 serão ofertadas na Capital e 3.322 nos municípios do interior. O horário de atendimento será das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17 horas.
“Segundo o calendário escolar deste ano, nós temos programados de 06 a 12 deste mês as matrículas para alunos do 6º ano do fundamental ao 1º ano do ensino médio. E os dias 13 e 14 são destinados para matricular os estudantes do EJA”, disse a secretária de Educação, Selma Mulinari.
As matrículas serão feitas apenas na unidade mais próxima da residência do aluno, o que facilita o trabalho. “No geral, as vagas são separadas para os alunos que residem próximo à escola, o que facilita o processo de confirmação. No caso das crianças que estarão migrando do 5º para o 6º ano, como acontece no caso dos alunos da rede municipal de ensino, elas são deslocadas para a escola mais próxima de sua residência. Essa é a unidade para qual elas devem se dirigir”, frisou.
FILAS – Uma das cenas mais comuns durante o período de matrículas é a formação de filas em frente às unidades de ensino. O problema é frequente e por muitas vezes se torna alvo de denúncias de pais de alunos. A secretaria afirmou que não há necessidade de se fazer filas de espera.
“Não há necessidade de fila. A vaga estará ali para que aquele aluno a preencha, até porque o cronograma já está alinhado com a Prefeitura para facilitar o processo de transferência da unidade municipal para a estadual. Então ressalto que não haverá essa necessidade. Da mesma maneira que foi acordado na Capital, será desempenhada também no interior. Todos os municípios realizaram o Censo Escolar, enviaram os quantitativos e tudo foi alinhando de forma segura”, destacou.
DOCUMENTAÇÃO – Para efetuar a matrícula do estudante, o responsável deve se dirigir a unidade escolar portando os seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e Histórico Escolar do aluno.
CENTRAL – De acordo com a Seed, haverá a inclusão da Central de Matrículas, que funcionará no prédio da Escola Monteiro Lobato, no Centro. O início das atividades da central começará no dia 19, estendendo-se até o dia 23. Contudo, a secretaria adverte que esse serviço será utilizado apenas como último recurso para garantir a vaga do estudante.
“A Central de Matrículas entra como um complemento para aqueles pais que não conseguiram garantir a vaga dos filhos, após todo o processo nas unidades for concluído, período em que são contabilizados todos os procedimentos e comparados com aqueles que não conseguiram vaga. A central estará funcionando na Escola Monteiro Lobato e geralmente é usada nos casos mais simples, como transferência de alunos que vêm de outros estados ou que precisam fazer ajustes em relação a sua situação escolar”, frisou a secretária.
DESAFIO – As aulas da rede estadual de ensino estão previstas para iniciar no dia 27. Selma Mulinari ressaltou que as adequações no calendário oficial já foram definidas, o que inclui as adequações de horas e feriados programados.
“A prioridade em relação à educação é reorganizar todas as escolas, tanto da Capital quanto do interior, que incluem a reforma daquelas unidades mais carentes e a criação de um plano gestor pedagógico que dinamize a educação no Estado e que valorize os profissionais. Se nós conseguirmos colocar essas metas em prática, com certeza dará uma nova roupagem para a educação nesse Estado, justamente o que nós necessitamos”, frisou. (M.L)