Os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, registraram na manhã desta sexta-feira, 23, 61mm de chuva apenas no bairro Paraviana. No bairro Caranã foram 55mm e no Pricumã chegou a 31mm.
Os dados são monitorados pela Defesa Civil Municipal, que informa que as equipes estão nas ruas para verificar as situações relatadas, e tomar as providências imediatas em relação aos impactos da forte chuva.
Eles reforçam ainda que Boa Vista é uma cidade plana e cortada por igarapés e lagos, o que contribui para o acúmulo de água durante chuvas fortes. No entanto, onde existe rede de drenagem em poucas horas a água escoa, se os bueiros estiverem desobstruídos.
Essa é uma situação que reforça a importância de não se jogar lixo nas ruas nem galhadas, devendo sempre manter as calçadas limpas. É importante que em caso de emergência, o cidadão entre em contato com a central de atendimento 156.
RECLAMAÇÕES
Moradores da rua Paraná, no Bairro dos Estados, denunciaram o alagamento no local na manhã desta sexta-feira (23). A água da chuva de hoje invadiu residências e causou transtornos para quem precisava se locomover no local.
Eles contam que já procuraram a Prefeitura pedindo providências, mas nada foi resolvido. Completam que, o problema é recorrente e se agrava no inverno.
“Afeta os moradores de várias maneiras, desde a destruição de móveis quando estes ficam úmidos, encharcados, até a questão da locomoção. Também pela também pela questão da higiene que a água chega a entrar pelo ralo do banheiro e a umidade faz acumular muitos mosquitos e moscas”, disse ele.
Sobre a reclamação, a Prefeitura informou que nesta gestão foram eliminados 21 pontos de alagamentos na capital e que segue planejando mais melhorias para ampliar os serviços nas demais ruas da cidade, inclusive trabalha para incluir o trecho citado na rua Paraná, em projetos de infraestrutura, e para isso, busca apoio de parlamentares por meio de recursos federais para obras de drenagem.