“Hoje fazem 8 dias que minha sobrinha está entubada no trauma do Hospital da Criança Santo Antônio, por falta de leito. Eles dizem que só abre vaga na UTI [Unidade de Terapia Intensiva] quando uma criança morre”. Esse é o relato da tia de Luna, uma bebê de quatro meses, com pneumonia, que está internada na unidade de saúde da Prefeitura de Boa Vista.
Além da pneumonia, a bebê apresenta um quadro de bronquiolite. De acordo com familiares, a cada dia que passa, a situação se agrava. “Ontem [sexta-feira, 23], inclusive, ela piorou e quase teve uma parada cardíaca. Hoje já fomos avisados da piora no quadro infeccioso”, conta a tia de Luna.
Os pais de Luna relatam que ao solicitarem informações à unidade, sobre a fila para a UTI, eles teriam sido tratados com sarcasmo por funcionários do Hospital.
“Disseram que ela é a terceira da fila e perguntaram, de maneira sarcástica, se queríamos que tirassem uma criança da UTI para morrer e acomodar nossa filha. Não queremos que nenhuma criança morra, só queremos uma solução para essa situação é pra situação de muitas outras crianças aqui”, contam.
“O senhor prefeito posta em redes sociais que entregou 10 novos leitos para a unidade. Mas esses novos leitos são no trauma. O trauma não é lugar para criança entubada”, finaliza a tia, que faz o apelo para que sua sobrinha seja atendida.
Em nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que
O Hospital da Criança Santo Antônio informa que é a única unidade hospitalar municipal em Roraima que atende crianças de todo o estado e de países vizinhos.
Destaca ainda que a criança citada na reportagem segue estável, recebendo todos os cuidados necessários.
Preocupada com a crescente demanda, a prefeitura ampliou na última quinta-feira, o número de leitos da UTI do Hospital da Criança Santo Antônio.
Mas, como ocorre no restante do Brasil, o município passa por uma grande demanda, devido ao período sazonal, com aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), além das crises humanitária yanomami e imigração venezuelana.
A prefeitura ressalta que importantes investimentos foram feitos nos últimos anos no hospital infantil para atender as demandas cada vez mais crescentes, mantendo o status de referência no atendimento pediátrico, sobretudo nos âmbitos intensivo e emergencial.
A entrega dos leitos faz parte de um esforço contínuo da gestão municipal para aprimorar os serviços de saúde em Boa Vista. Além da UTI, fizemos obras de ampliação, novas alas, equipamentos e capacitação de pessoal.
Com o apoio do Ministério da Saúde, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), a prefeitura tem trabalhado para melhorar as instalações do HCSA que de janeiro de 2023 até no início de junho, atendeu mais de 80 mil crianças.