AFONSO RODRIGUES

Defina o que vale mais

Afonso Rodrigues de Oliveira

“Um momento de felicidade vale mais do que mil anos de celebridade”. (Voltaire)

De que adianta você ser célebre e viver uma vida de rei, e acabar detrás das grades? Mas, muito mais desastroso é depois de anos de celebridades, morrer num desastre que poderia ter sido evitado com a simplicidade. Então vamos mirar na lupa da simplicidade. O mais importante é estar preparado, ou preparada, para a simplicidade. Que não é tão fácil assim. Tudo depende de nossa formação no lar. O que também é complicado pra dedéu, porque não estamos tão evoluídos assim. Devido ao aceleramento no desenvolvimento da humanidade encontramos dificuldade em caminhar em linha reta. E é nas curvas que tropeçamos nas árvores caídas. E nem sempre somos tão espertos, como o Raimundinho.

Estejamos sempre mais atentos às dicas que ouvimos ou as lemos, vindas de grandes pensadores. Porque ainda não estamos preparados para elas, não lhes damos atenção. Já falei disso por aqui, mas vamos repetir, nas orientações da cultura racional. Eu ainda era criança, e isso faz tempo pra dedéu, li essa pérola na capa do meu caderno escolar. E como criança, não me preocupei com o autor. E por isso não o cito. Mas o pensamento que li ficou gravado e ainda está vivo na minha mente: “A educação é como a plaina: aperfeiçoa a obra, mas não melhora a madeira”. Está aí um pensamento que devemos considerar na educação que damos a nossos filhos.

A educação não vem das escolas, mas dos lares. Então vamos ser mais cautelosos e sensatos na forma de educar nossos filhos. Procure ver, ficando atento, à personalidade da criança. Mas seja sensato e seguro nas suas atitudes. Alguém já disse que dos primeiros meses até a idade adulta nós ouvimos cem mil vezes a palavra não. O que nos alerta, como pais, para sabermos quando o “não” é negativo ou positivo. Porque ele pode muito bem ser positivo, na orientação. E uma das coisas mais importantes no baralho é a simplicidade. Desde que não a confundamos com vulgaridade. O linguajar que usamos na formação dos nossos filhos é muito importante.

Taí um assunto que me provoca pra dedéu. Fico sempre preocupado quando vejo um pai, ou uma mãe, gritando com um filhinho, sobretudo quando os gritos vêm através de palavrões. Seja mais cauteloso, ou cautelosa, no seu comportamento, na educação do seu filho. Porque é assim que construímos o futuro em que nossos filhos irão viver. Não nos esqueçamos de que eles, os filhos, irão viver o mundo deles e não o nosso. Nós iremos viver, enquanto vivermos, o mundo deles, e não o nosso. Então, vamos formar o novo mundo com simplicidade. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460