Cotidiano

Jovens que completam 18 anos devem se alistar no serviço militar

Iniciou nesta semana o período de alistamento militar obrigatório para jovens do sexo masculino que completam 18 anos de idade até o dia 31 de dezembro de 2018. Os jovens de Roraima têm até o dia 30 de junho para realizar o alistamento de forma on-line ou na Junta Militar de sua cidade. 

Os jovens nascidos no ano 2000 podem realizar o alistamento por meio do site: www.alistamento.eb.mil.br, preenchendo todos os campos de forma correta e com informações verídicas. Em Boa Vista, o candidato que preferir fazer o alistamento presencial, ou os nascidos em anos anteriores e que não estão em dia com o serviço militar podem se dirigir até a junta militar localizada na Avenida Mário Homem de Melo, 2301, bairro Mecejana.

No ato do alistamento on-line, o candidato receberá um número de registro de alistamento no Certificado de Alistamento Militar (CAM) e poderá, por intermédio do site, saber se prossegue na seleção para o Serviço Militar nas Forças Armadas (Marinha, Exército, Aeronáutica) ou se será dispensado recebendo o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

“O jovem tem que cadastrar todas as informações corretas, estar atento a sua caixa de mensagens no e-mail e contato telefônico para que possa receber a informação para não perder a data de apresentação na Junta Militar”, reforçou o sargento Carlos Henrique Maciel, secretário da Junta Militar. “O alistamento militar é obrigatório, mas não quer dizer que o jovem irá servir”, acrescentou.

De acordo com Junta Militar de Boa Vista, em 2017, aproximadamente cinco mil jovens fizeram o alistamento militar, deste total, mais de 800 foram incorporados nas Forças Armadas.

DOCUMENTAÇÃO – Os documentos necessários para realizar o alistamento: CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, Certidão de Naturalização ou Termo de Opção (para brasileiros naturalizados ou por opção), uma foto 3×4 e comprovante de residência.

DISPENSA – Existem situações que podem desencadear dispensa do serviço militar: deficiências físicas, doenças crônicas e problemas psicológicos. Os jovens que são pais e ao mesmo tempo são responsáveis pelas despesas da família também podem ser dispensados mediante a apresentação de documentos comprobatórios. Mulheres podem se inscrever voluntariamente nas Forças Armadas.

PREJUÍZOS – Quem não faz o alistamento fica impedido de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino, inclusive universidades, além de estar sujeito à multa que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de alistar-se.

Estar em falta com o serviço militar faz com que o jovem corra o risco de perder qualquer prêmio, favor ou assinar contrato com Governo Federal, estadual, dos territórios ou municípios. Além de não obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão. (E.M)