DATAS COMEMORATIVAS

DIA DE SÃO PEDRO: Conheça a história do apóstolo de Jesus

Ele foi um dos doze apóstolos escolhidos por Jesus Cristo e é considerado o primeiro papa, o líder supremo da Igreja Católica

DIA DE SÃO PEDRO: Conheça a história do apóstolo de Jesus

Dia 29 de junho é lembrado pelos os católicos como o dia de São Pedro, uma figura de extrema importância para a Igreja Católica. Ele foi um dos doze apóstolos escolhidos por Jesus Cristo e é considerado o primeiro papa, o líder supremo da Igreja Católica. A importância de São Pedro deriva de várias razões:

Fundação da Igreja

 Segundo a tradição católica, Jesus designou Pedro como a “rocha” sobre a qual Ele construiria sua igreja. Essa afirmação é encontrada no Evangelho de Mateus (Mt 16:18) quando Jesus diz a Pedro: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja”. Assim, Pedro é considerado o fundador e a alicerce da Igreja Católica.

Sucessão apostólica

Acredita-se que Pedro tenha sido o primeiro papa e que ele tenha passado seu papel e autoridade aos seus sucessores, os bispos de Roma, conhecidos como papas. A sucessão apostólica é uma parte fundamental da estrutura hierárquica da Igreja Católica, e o papa é considerado o sucessor direto de São Pedro.

Chaves do Reino dos Céus

De acordo com o Evangelho de Mateus (Mt 16:19), Jesus entregou a Pedro como “chaves do Reino dos Céus”. Isso é interpretado como um símbolo de autoridade e poder espiritual, concedido a Pedro e aos seus sucessores na liderança da Igreja.

Martírio e exemplo de fé

São Pedro foi martirizado em Roma, crucificado de cabeça para baixo a seu próprio pedido. Seu martírio é considerado um testemunho supremo de fé e amor a Jesus Cristo