Inscrições

Roraima tem mais de 9,6 mil inscritos no Enem 2023

São 1.479 inscritos a mais que em 2022; número, no entanto, ainda está abaixo registrado antes da pandemia de covid-19

Enem é composto por uma prova de redação e quatro provas com 45 questões objetivas cada  (Foto: Arquivo/Agência Brasil)
Enem é composto por uma prova de redação e quatro provas com 45 questões objetivas cada (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 5 e 12 de novembro em todo o país, teve 9.640 inscrições em Roraima. Os dados foram divulgados na última semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O órgão do MEC (Ministério da Educação) é responsável pela prova.

Neste ano, Roraima teve 1.479 inscritos a mais que em 2022, mas segue com números abaixo do registrados antes da pandemia de covid-19.

Em todo o país, foram recebidas 3.933.970 inscrições. O número marca a interrupção de uma curva de queda nos registros para fazer as provas, principal porta de entrada para o ensino superior no país.

As inscrições para o Enem 2023 superam em 13,1% o número de 2022. No ano passado, o volume de inscritos foi o menor em 17 anos.

Com a nota da prova, os participantes podem participar do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que agrega vagas de instituições públicas, sobretudo federais, que adotam o exame como vestibular. O sistema permite concorrer a vagas em todo país.

A nota ainda é critério para o ProUni (Programa Universidades para Todos), Fies (Financiamento Estudantil) e também para algumas instituições privadas. Os resultados individuais também podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep.