SAÚDE PÚBLICA

Paciente denuncia demora de quatro horas para atendimento no Cosme e Silva

Unidade de Pronto Atendimento estaria dispondo de apenas um médico na manhã desta segunda-feira (3).

Paciente denuncia demora de quatro horas para atendimento no Cosme e Silva

A paciente M.A. procurou a FolhaBV, no início da tarde desta segunda-feira (3) para denunciar demora na fila da unidade de Pronto Atendimento Cosme e Silva. Ela relata que está há quatro horas na fila junta de outros pacientes que estariam esperando há mais tempo que ela.

Segundo o relato, a unidade estaria atendendo com apenas um médico generalista. “Além de não conseguir ser atendida há quase quatro horas, não tem um copo d’água para a gente beber. A única informação que nos deram é de que havia só um médico atendendo”, conta.

M.A também conta que servidores da unidade estariam priorizando o atendimento de amigos e conhecidos, “furando” a fila dos pacientes que ali aguardavam.

“Também vi que alguns funcionários estão passando [na fila] conhecidos na frente. Eu amamento, estou com dor, febre e todo esse tempo longe do meu filho que precisa se alimentar”, finalizou.

Em resposta, a Secretaria Estadual de Saúde apontou normalidade na lentidão, devido a alta demanda que seria usual no início da semana. Em relação ao favorecimento de conhecidos de funcionários, a pasta orienta que a Ouvidoria seja procurada. Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Saúde esclarece que a demora no atendimento no Pronto Atendimento Cosme e Silva ocorreu em razão do grande volume de usuários na unidade nesta segunda-feira, dia 03.

E informa que a grande maioria das demandas que chega à unidade podem ser resolvidas nos postos de saúde do município por serem demandas da Atenção Básica e não da média e alta complexidades.

Com relação a denúncia de favorecimentos de conhecidos por parte dos servidores, a orientação é que queixas como esta precisam ser imediatamente reportadas para a direção ou na Ouvidoria da unidade para a adoção de medidas cabíveis.

Sobre a falta de água, esclarece que o problema foi pontual e que o fornecimento está normalizado.