As inscrições para professores atuarem na avaliação das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 vão até a próxima segunda-feira (10).
O Cebraspe lançou os editais do Programa de Atualização e Qualificação de Avaliadores (PAQ-A) e do Programa de Aperfeiçoamento e Qualificação de Supervisores (PAQ-S). Os interessados em participar do PAQ (A e S) devem realizar inscrição pelo site da banca realizadora na área de Chamadas Públicas.
No entanto, é preciso apresentar documentos que comprovem o atendimento aos requisitos previstos nos editais dos processos seletivos. Como, para participar do PAQ-A é necessário ter graduação na área de Letras/Língua Portuguesa ou Linguística.
Já os requisitos básicos para participação no PAQ-S são: ter graduação na área de Letras/Língua Portuguesa ou Linguística; mestrado, doutorado ou especialização em Língua Portuguesa, em Literaturas de Língua Portuguesa ou em Linguística, ou experiência comprovada de, no mínimo, três anos em avaliação de redações em larga escala; e ter participado como supervisor ou como auxiliar de supervisão nas edições anteriores do Enem.
Fases e cronograma
As seleções irão contar com duas fases. A primeira fase para Avaliadores é o curso de capacitação a distância e cinco módulos, com 120 horas de duração e caráter eliminatório. Para Supervisores, a primeira fase é o curso de aperfeiçoamento a distância, com 180 horas de duração. Ambos serão realizados por meio da plataforma Moodle.
A segunda fase prevê a aplicação de provas objetiva e discursiva, de forma presencial para Avaliadores e Supervisores. A aplicação é presencial e ocorre nas capitais dos 26 estados e no Distrito Federal.
Nas duas seleções, o curso a distância será realizado entre 24 de agosto e 27 de setembro. Já a aplicação das provas objetiva e discursiva será no dia 1º de outubro.
A divulgação do resultado final na prova discursiva e do resultado final nas seleções PAQ, envio do convite para atuar no Enem 2023 e para participar da capacitação presencial ocorrerá em 31 de outubro.