Quando alguma coisa não vai bem no organismo, a urina pode apresentar alterações. No entanto, por se tratar de um hábito tão natural e rotineiro, muitas vezes nos esquecemos de observar a cor e o odor da urina, dois aspectos importantes que indicarão se você deve procurar um médico.
É importante ficar atento para o cheiro forte e colorações anormais no xixi. Muitos problemas de saúde podem estar associados à mudança nos aspectos do líquido, mas não é necessário pânico. Alguns hábitos alimentares e medicamentos também podem causar alterações temporárias na aparência da urina. Confira, caso a caso, o que o aspecto da sua urina pode revelar:
Como é o xixi saudável
A urina saudável tem uma cor amarelo-claro, quase transparente, e praticamente sem odor nenhum. Em muitos casos, as alterações podem estar associadas ao consumo de determinados alimentos e medicamentos. Alimentos como cenoura, beterraba, amora, alimentos ricos em vitamina B e medicamentos podem modificar a cor da urina. O aspargo pode deixar a urina mais fétida, pois ocorre a liberação de enxofre em sua decomposição. A vitamina B também deixa o odor mais forte, assim como o alho, o álcool e o café.
Urina amarela escura
A urina amarelo-escura indica desidratação, ou seja, a ingestão de líquidos foi menor do que a necessária para manter o corpo saudável e hidratado. Neste caso, o indicado é aumentar o consumo de água durante o dia e acompanhar a coloração da urina normalizar.
Urina rosada e avermelhada
A urina rosada e avermelhada pode indicar a presença de sangue, que geralmente está associada à infecção urinária, pedra nos rins, problemas na bexiga ou na próstata e até doenças renais como a nefropatia por IgA. Alimentos como beterraba também podem modificar a urina para estes tons.
Urina amarronzada
A urina amarronzada indica desidratação severa, mas pode acontecer em graus de insuficiência renal avançada, além de problemas do fígado. Nestes casos, é importante procurar um nefrologista com urgência.
Urina esverdeada
“A urina esverdeada pode ocorrer em infecções urinárias e durante o uso de medicações como amitriptilina, propofol, azul de metileno ou quando ingerimos corantes. O excesso de cálcio no organismo pode deixar a urina azul-esverdeada”, diz.
Sinal de diabetes
Algumas alterações na urina podem estar associados à doença, como, por exemplo, o cheiro adocicado e quando o vaso sanitário atrai formigas depois de ir ao banheiro. A diabete é causada pelo aumento de açúcar no sangue devido à insuficiência de insulina, e o cheiro adocicado pode sim ser causado pela doença, pois a glicose confere este odor ao líquido quando a diabete está descontrolada”, explica.
Xixi com espuma
Além da cor e odor, também é importante verificar a presença de espuma no xixi. Não é normal observar espuma na urina. Isto ocorre quando há perda de proteína na urina, o que significa que há uma doença renal instalada. Deve-se procurar o nefrologista o quanto antes.