O São João no Parque Anauá será realizado de 25 a 29 de julho por meio da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo). O evento terá o tradicional Concurso de Quadrilhas Juninas, que deve contar com 28 agremiações concorrentes, bem como a apresentação de cerca de 50 atrações locais.
Além disso, o arraial contará com shows de três artistas nacionais: Mano Walter, Falamansa e Vitinho Imperador.
O secretário adjunto de Cultura e Turismo, Jaffé Oliveira, pontuou que todo o evento foi pensado para fazer diferença na cultura local e economia do Estado, principalmente para o empreendedorismo individual.
“Uma festa multicultural, com várias intervenções e uma movimentação vasta da economia criativa, que vai atender centenas de pequenos empreendedores, gerando centenas de empregos temporários e renda para essas famílias. Fora isso, movimenta também a economia entre costureiras, cabeleireiras, maquiadoras, ambulantes e todo sistema de transporte do Estado”, avaliou Oliveira.
CONCURSO DE QUADRILHAS
As 28 quadrilhas juninas que participarão este ano competirão em três grupos: Especial e Acesso deverão ter 12 competidores cada, enquanto o Grupo Emergente deve contar com quatro quadrilhas.
A gestão também deve pagar um total de R$ 100 mil em prêmios para as agremiações vencedoras do tradicional concurso de quadrilhas juninas. Os valores serão divididos junto aos vencedores da seguinte maneira:
GRUPO ESPECIAL:
- 1° lugar: R$ 20 mil;
- 2° lugar: R$ 12 mil;
- 3° lugar: R$ 9 mil;
- 4° lugar: R$ 7 mil;
- 5° lugar: R$ 5 mil
GRUPO DE ACESSO:
- 1° lugar: R$ 10 mil;
- 2° lugar: R$ 7 mil;
- 3° lugar: R$ 5 mil;
- 4° lugar: R$ 3 mil;
- 5° lugar: R$ 2 mil.
GRUPO EMERGENTE:
- 1° lugar: R$ 3 mil;
- 2° lugar: R$ 2 mil.
FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO
Nesta quarta-feira, dia 5, a Secult lançará o edital de chamamento de uso de espaço público temporário para os barraqueiros e empreendimentos que atuarão no evento.
A expectativa é que o São João no Parque Anauá conte com mais de 200 empreendedores movimentando a economia criativa durante os quatro dias de evento. O Arraial também deve contar com empreendimentos convidados.
O período de inscrição dos comerciantes começa na sexta-feira, dia 7 e se encerra nesta segunda-feira, dia 10. A inscrição deve ser feita de forma presencial na sede da Secult, localizada no Palácio da Cultura Nenê Macaggi, das 8h às 12h no horário matutino e das 14h às 17h no horário vespertino.
LEIA MAIS: ‘São João do Anauá’ terá Mano Walter, Vitinho Imperador e Falamansa