O que esperar de Street Fighter VI?

Street Fighter VI: a evolução dos games de luta não para

Créditos: Xbox / Divulgação
Créditos: Xbox / Divulgação

Street Fighter VI é a próxima geração de uma das franquias de jogos de luta mais bem-sucedidas de todos os tempos. O lançamento do game tem gerado muitas expectativas entre fãs da franquia que esperavam ansiosamente desde o lançamento do último título, em 2016.

Com novos personagens e repaginação no modo World Tour, o game promete ser mais um pilar, consolidando a liderança da franquia dentro do universo dos jogos de luta.

Uma breve história da franquia

A história de Street Fighter começa em 1987, com o primeiro título da série lançado pela Capcom exclusivamente para os arcades e reunindo um total de 24 personagens jogáveis. O lançamento do game virou febre e em pouquíssimo tempo começaram a surgir, nos EUA, pequenos campeonatos locais do game.

O segundo game da franquia, Street Fighter II, lançado em 1991, foi o título mais vendido de todos; ele inaugurou a chamada “Era de Ouro” dos games de arcade pela sua maior complexidade, gráficos mais avançados, combos baseados em movimento e golpes característicos para cada personagem.

Em 1997, surge Street Fighter III; o diferencial é que foi o primeiro título a ser rodado em plataformas fora do arcade, no caso ele podia ser jogado no console Dreamcast, da Sega. Também foi o jogo que introduziu os supercombos.

Após quase 10 anos de desenvolvimento, surge o Street Fighter IV, em 2008. Já na era dos consoles, o jogo foi liberado para todos os tipos de plataforma, incluindo PC, Android e iOS. O jogo foi amplamente aclamado e foi chamado de “o melhor de todos os tempos” pela crítica pela fluidez de movimentos e pelo uso de gráficos em 3D que não tornavam o jogo pesado, podendo ser rodado até em smartphones mais simples.

Por fim, em 2016, surge o quinto título da série, Street Fighter V. Nele, a mecânica de partidas online foi aprimorada, e um jogador agora poderia desafiar qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo para uma partida; isso possibilitou a criação de campeonatos mundiais sem que os jogadores tivessem que se deslocar para outro país.

Créditos: Infobae

Novidades no novo Street Fighter VI

Uma das principais novidades que podemos encontrar no novo jogo é uma melhoria no sistema de partidas online. O chamado netcode “Rollback” diminui o delay entre os comandos dos jogadores por conta das diferenças nas conexões de internet e faz com que o game “preveja” qual vai ser o movimento executado e auxilia, adiantando ou atrasando, o movimento em alguns milissegundos, para que a diferença de velocidades de conexão seja minimizada. Na prática, o jogador tem a mesma sensação de estar jogando com outra pessoa no mesmo console.

Outra novidade é a inclusão da barra “Drive”; ao acumular energia nessa barra durante a luta, o jogador pode ativá-la para que seu personagem execute combos mais poderosos ou se movimente mais rápido durante um curto período de tempo, muitas vezes usada para finalizar a luta.

E, por fim, existe o novo modo campanha, chamado de World Tour, onde o jogador cria seu próprio personagem e sai em aventuras em um mundo semiaberto para se tornar o lutador mais forte de todos, lutando contra clássicos personagens da franquia.

Depois de 7 anos de desenvolvimento, o novo título da franquia Street Fighter VI mostra  como a faculdade de sistema de informação aplicada na criação de games pode criar experiências cada vez mais reais e imersivas ao conectar jogadores do mundo todo e de todas as idades, através de um jogo que surgiu há mais de 30 anos.