Cotidiano

População sofre para tirar identidade

Sistema limitado e demora no atendimento são as reclamações mais comuns das pessoas que procuram o Instituto de Identificação

Desde o começo da semana a população de Boa Vista tem enfrentado problemas para conseguir tirar a primeira ou a segunda via da Carteira de Identidade. Conforme relatos colhidos no Instituto de Identificação Odílio Cruz, na Avenida Mário Homem de Melo, Zona Oeste, responsável pela emissão do documento, além de o sistema ter ficado fora do ar durante todo o horário de atendimento na segunda-feira, não houve organização para atender os remanescentes na manhã de ontem, ocasionando muita confusão.
“Na segunda-feira, nós chegamos às 5h da manhã e não houve atendimento porque o sistema estava fora do ar. Eles nos mandaram retornar hoje [ontem]. Mas, chegando aqui, deram só algumas senhas a mais, que não cobriam a necessidade de ontem e hoje, o que deu muita confusão”, explicou um dos usuários, Marcos Melo.
Para ele, a oferta de senhas por dia é pequena, o que causa a necessidade das pessoas madrugarem na fila. “É muita gente para pouca vaga para quem quer tirar identidade por dia. O pessoal vem de madrugada para pegar senha, mas eles só dão 45 por dia, sendo que 10 são de prioridade. Além da falta de vontade por parte deles em regularizar um atendimento interrompido por eles mesmos”, destacou Melo.
A funcionária pública Maria das Graças, 62 anos, também esteve no local durante dois dias para conseguir pegar uma senha para atendimento. “Eles falam que tem as dez senhas de prioridade, mas não respeitam nada. Eu já faltei dois dias de trabalho para tirar uma segunda via da identidade e até agora não consegui ser atendida, mesmo sendo idosa”, destacou. Ela explicou que o documento está muito velho e o banco não aceita como comprovante para criar uma conta. “Dependo disso para poder receber meu salário”.
UNIDADES – Pouco conhecida pela população de Boa Vista, o Posto de Atendimento da Casa do Cidadão, localizada na Rua Izídio Galdino, no bairro Senador Hélio Campos, Zona Oeste, também trabalha com emissão do documento de identidade.
“Nós estamos funcionando todos os dias, das 07h30 até às 13h30”, disse o responsável pelo local,  Renato Cardoso. No local são distribuídas atualmente 15 senhas para atendimento. “Nós costumamos trabalhar com 50 atendimentos diários, mas estamos com falta de pessoal e o único funcionário experiente está de férias. O que temos agora não dão conta de mais de 15 pessoas por dia”, explicou Cardoso. Conforme ele, a situação deve se regularizar até o mês de fevereiro, quando o funcionário retornar das férias. 
GOVERNO – Em nota a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado informou que o secretário de Segurança Pública, Januário Miranda Lacerda, destacou que há uma defasagem muito grande de peritos papiloscopistas no Instituto de Identificação Odílio Cruz, o que congestiona os trabalhos.
Como alternativa para atender a população que busca pelos serviços do Instituto, em especial da Cédula de Identidade, o secretário disse que a medida emergencial é ampliar o número de servidores para o atendimento, o que já está sendo providenciado, devendo o trabalho ser normalizado em breve. “Quanto ao agendamento para acabar com as filas, a nova gestão deverá analisar o porquê de o serviço ter sido paralisado e sobre a possibilidade de reativá-lo”, diz a nota. (JL)