Passada uma semana da abertura do período de pré-matrículas nas escolas da rede municipal de ensino de Boa Vista, muitos pais ainda sentem dificuldades na hora de garantir vaga para os filhos por meio do Call Center implantado pela administração municipal com justificativa de dar comodidade e facilitar o processo de matrículas dos estudantes.
Preocupados, mais uma vez, pais procuraram a Folha para denunciar a situação. Eles alegam que, o sistema que deveria facilitar a matrícula, está causando transtornos devido a falhas e ineficiência, impossibilitando a realização da pré-matrícula dos alunos.
O biólogo Robson Gomes, morador do bairro Jardim Primavera, tenta desde o dia 2 de janeiro garantir uma vaga para a sua filha de quatro anos. “Já fiz mais de 500 ligações para o Call Center e só dá ocupado. Até procurei a Secretaria Municipal de Educação em busca de informações e uma servidora do setor me falou que o congestionamento da linha era em função dos venezuelanos na cidade tentando uma vaga nas escolas municipais. Na minha avaliação, esse sistema está causando um transtorno muito grande na vida dos pais que precisam matricular seus filhos numa escola municipal”, relatou.
Para garantir uma vaga ao filho de quatro anos, a dona de casa Milane Gomes, de 28 anos, contou à Folha que foi necessário utilizar de outros meios tecnológicos – um aplicativo de rediscagem de chamadas – para conseguir efetivar a ligação. “Desde o dia 2 de janeiro, eu estava tentando, foi então que no dia 5 eu resolvi instalar o aplicativo para fazer a chamada automaticamente, até que depois de 360 tentativas consegui”, disse.
A animação de Milane durou pouco, pois foi informada pela atendente do Call Center de que o sistema de pré-matrículas não estava funcionando. “Logo em seguida a atendente me informou estar sem sistema e o procedimento seria feito manualmente, e quando fosse normalizado a vaga do meu filho estaria garantida”, contou.
Na dúvida, a dona de casa decidiu ligar novamente no dia 8 de janeiro para confirmar a vaga da criança. “Eles ficaram de retornar a ligação na segunda, porém chegou o fim da tarde e não ligaram, então resolvi entrar em contato, em seguida e tive a notícia desagradável que não tinham inserido as informações no sistema e que teria perdido a vaga na escola mais próxima de minha casa”, lamentou. “Devido o transporte, vai ficar complicado se deslocar para uma escola mais distante. Por conta da ineficiência de um sistema, os pais acabam sendo prejudicados”, afirmou a dona de casa.
OUTRO LADO – Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que “a demanda de solicitações de matrículas pelo Call Center costuma ser grande nos primeiros dias de atendimento, o que pode gerar congestionamento das linhas telefônicas. A secretaria pede paciência, pois o atendimento segue até o dia 21 de janeiro”.
A Central de Atendimento de Matrículas, conhecido como Call Center, tem em sua totalidade 50 atendentes, exclusivos para receber as demandas de matrículas por telefone, sendo que os mesmos atuam em escalas de 6 horas corridas, ou seja, dois turnos totalizando 12 horas de disponibilidade para atendimento. Porém, os primeiros dias de matrículas são tomados por uma procura muito grande, tendo em determinados momentos a totalidade de 25 atendentes/turno ocupadas e chegando a ter até 75 pais ao mesmo tempo fazendo ligações e tendo o sinal de ocupado.
“A equipe da Secretaria de Educação do Município já está tomando todas as providências para dar uma maior agilidade no atendimento, mas pede aos pais que não se apavorem, pois o esforço feito pela educação municipal em oferecer um ensino de qualidade está nos bons resultados alcançados pelo nível de ensino do Município de Boa Vista”, destacou.
A Secretaria de Educação está à disposição de qualquer pai ou responsável para esclarecer qualquer dúvida e “garantir o direito ao ensino de nossas crianças”, reforçando que os pedidos devem ser feitos exclusivamente pelo Call Center (0800-280-3536), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. (E.M)