PARABÓLICA

Parabólica 12/07/2023

O andamento no TRE-RR do processo em que se discute a possibilidade de cassação do diploma de governador de Antônio Denárium (PP) parece que entrou em banho-maria

parabolica

Bom dia,

GRAVE 1

A Folhabv recebeu ontem um grave relato de um empresário que afirmou ter sofrido uma tentativa de extorsão praticada, supostamente, pelos maridos, respectivamente, de duas gestoras, sendo uma do primeiro e outra do segundo escalão, para a liberação de pagamentos de um serviço já prestado. Conforme a denúncia, ambos teriam pedido 25% do valor da nota para “intermediar” essa autorização junto às gestoras.

GRAVE 2

Esse verdadeiro caso de polícia teria acontecido em um conhecido restaurante de Boa Vista, em plena luz do dia e, segundo o próprio denunciante, ele não teria sido o primeiro e nem o segundo fornecedor a passar pela mesma situação. Como “punição” por não ter “fechado o negócio” o empresário teve seus pagamentos dificultados, causando sérios prejuízos à saúde financeira do seu empreendimento. Infelizmente essa não é mais uma lenda urbana.

NITROGLICERINA

E o andamento no Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) do processo em que se discute a possibilidade de cassação do diploma de governador de Antônio Denárium (PP) parece que entrou em banho-maria. Mas, está rendendo muita coisa de bastidores. Também pelo aplicativo WhatsApp circula um áudio que é nitroglicerina pura. Nele um cidadão conhecido dos meios políticos e uma parlamentar – as vozes parecem indicar isso-, fazem comentários sobre magistrados do TRE-RR, que não são abonadores.

ARROGÂNCIA

O governador Antônio Denárium (PP); o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE) Soldado Sampaio (Republicanos); a bancada federal de Roraima estiveram reunidos em Brasília com dirigentes dos órgãos federais ambientais em Brasília. O objetivo da reunião foi tentar evitar a ampliação de mais áreas de proteção ambiental permanente. Para além da narrativa de que o governo Lula da Silva (PT) quer diálogo com as lideranças estaduais, o que ficou bem claro do encontro foi a postura de arrogância de alguns dirigentes federais.

PODER HEREDITÁRIO

Em entrevista ao Poder em Pauta, podcast da Rádio Cultura, o sociólogo Ricardo Costa de Oliveira, que é professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), analisou a formação do Congresso Nacional e apontou que 70% dos deputados e até 80% dos senadores fazem parte de famílias políticas. Aqui em Roraima nem tem novidade nessa constatação, e a população já encara como normal.

PESQUISA 1

Uma pesquisa quantitativa anda circulando pelo Whatssap fazendo uma avaliação genérica sobre a satisfação tanto da gestão da Prefeitura de Boa Vista, quanto do governo do estado, mais adiante a postagem faz questionamentos direcionados com opções de cenários, deixando bem clara a intenção de quem a encomendou. Mais um sinal do que falamos aqui essa semana sobre as eleições 2024: o “bloco está na rua”.

PESQUISA 2

Também fica evidente que a pesquisa em questão faz uma sondagem do eleitor, sobretudo de Boa Vista, sobre o perfil do próximo prefeito, se mais técnico ou mais político, se homem ou se uma mulher. Com base nisso, a perspectiva é que comecem a colocar “pra jogo” nas próximas pesquisas os nomes dos interessados na disputa, claro que previamente discutidos internamente pelos grupos políticos.

ÁRVORES 1

A Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf) enviou nota à Parabólica informando que durante a elaboração do projeto das pistas de speedway e arrancadão do Parque Anauá, foi analisada a possibilidade da construção sem a retirada de árvores. Porém, foi constatada a real necessidade de retirada de uma quantidade “mínima” de vegetação para que a obra fosse iniciada. Conforme a publicação a autorização foi em torno de 150 árvores a serem retiradas.

ÁRVORES 2

A Seinf destacou ainda que as árvores retiradas não seriam nativas e que a empresa contratada para realizar os serviços de revitalização e modernização do Parque Anauá vai compensar a retirada da vegetação com o plantio de espécies, essas sim nativas, em outros pontos estratégicos, visando manter a característica de espaço público de lazer arborizado. Está registrado!

RELATOR

A bancada do Amazonas voltou a mostrar força em Brasília. O relator da Reforma Tributária no Senado será ninguém menos que o senador amazonense – na verdade paraense de nascimento-, Eduardo Braga (MDB). Essa articulação é uma demonstração clara de que ninguém vai mexer com a Zona Franca de Manaus, e a esperança é de que os benefícios das Áreas de Livre Comércio de Boa Vista e Bonfim e de mais seis municípios fronteiriços do Norte do Brasil sejam mantidos.