ATENÇÃO A SAÚDE

Unidades Básicas de Saúde ampliam o horário de atendimento em Boa Vista

São 27 UBS que estão atendendo de 7h às 19h, em toda a capital. As que já possuíam horário estendido até a meia-noite, manterão o horário de atendimento.

Moradores agora contam com atendimento ampliado e reforço na equipe médica das UBS. (Foto: Daiane Sampaio/SEMUC)
Moradores agora contam com atendimento ampliado e reforço na equipe médica das UBS. (Foto: Daiane Sampaio/SEMUC)

A Prefeitura de Boa Vista anunciou que 27 Unidades Básicas de Saúde (UBS) ampliaram o horário de atendimento. Os serviços da Atenção Primária, que antes se restringia ao horário comercial, passou a funcionar das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, sem intervalos. Outras sete unidades municipais seguem com o atendimento até meia-noite. 

A ampliação do horário de atendimento oferece oportunidade para os moradores da capital terem acesso aos serviços ofertados nas UBS. Segundo Arthur Henrique, prefeito de Boa Vista, algumas mudanças estão sendo implementadas na gestão de saúde do município, além da chegada de médicos da família, enviados pelo Ministério da Saúde. 

“Estamos trabalhando para que Boa Vista tenha a melhor cobertura de Atenção Primária de todo o Brasil. Com a chegada dos 75 médicos do programa Mais Médicos, nós conseguimos ampliar as equipes de saúde da família e o horário de funcionamento das unidades básicas. Hoje, temos uma cobertura de 82% da população, e com a chegada de mais 59 profissionais, alcançaremos, em breve, uma cobertura de 100%”, ressaltou.

A dona de casa Maria Aparecida levou o filho de 13 anos para uma consulta na Unidade Básica de Saúde do bairro Buritis. Ela aprovou a mudança no horário de atendimento, além da ampliação das equipes.

“Eu trouxe o meu filho para mostrar os exames para o médico e consultar. Estou achando muito boa essa mudança no horário, porque às vezes, a gente só consegue um tempo à noitinha e agora a UBS fica aberta até mais tarde. Outra coisa que melhorou aqui foi a chegada de mais três novos médicos, assim a gente consulta mais rápido e resolve tudo o que precisa com mais agilidade”, pontuou.

UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE FUNCIONAM ATÉ MEIA-NOITE

As Unidades Básicas de Saúde que funcionavam até meia-noite continuarão com o horário estabelecido. (Foto: Daiane Sampaio/SEMUC)

Será mantido o horário de atendimento estendido das sete unidades básicas que funcionam de 7h à meia-noite. Sendo elas: Aygara Mota, Mariano de Andrade, Sílvio Botelho, São Vicente, Délio Tupinambá, Olenka Macellaro e Lupércio Lima.

A unidade básica anexa ao Hospital da Criança Santo Antônio continua com o mesmo horário de atendimento anterior, das 7h às 00h, todos os dias da semana, além dos fins de semana e feriados.

A aposentada Marilene de Andrade, 69 anos, descobriu o novo horário de funcionamento quando chegou à UBS mais próxima de casa para consulta médica e disse que a medida é ótima para os usuários do serviço público.

“Hoje, eu cheguei aqui para fazer uma consulta e também um curativo na minha perna que machuquei em uma queda que sofri em casa. Aqui, as atendentes do posto me falaram do novo horário de atendimento. Gostei muito dessa mudança. Agora, a gente pode fazer uma consulta até na hora do almoço, não precisa se preocupar em vir naquele horário de antes”, disse.

MAIS MÉDICOS

O município aguarda a chegada de 59 profissionais até agosto para reforço no atendimento. (Foto: Daiane Sampaio/SEMUC)

Na última sexta-feira, 7, o Programa Mais Médicos, do Governo Federal, disponibilizou 75 novos profissionais para atender nas Unidades Básicas de Saúde. A previsão é que até agosto, mais 59 clínicos gerais desembarquem na capital para reforçar a Atenção Primária, sendo um total de 134 novos servidores em um prazo de dois meses.

Dos 75 novos médicos que chegaram a Boa Vista, 56 são profissionais do Conselho Regional de Medicina, ou seja, formados no Brasil e 19 intercambistas, clínicos gerais que estudaram no exterior. Até o mês de junho, Boa Vista contava com 60 equipes da Estratégia de Saúde da Família, com a chegada de todos os 134 médicos, esse número deve subir para 161 equipes.