OPERAÇÃO ÁGATA

Comunidades ribeirinhas recebem atendimento médico da Marinha do Brasil

Foram atendidos 152 pacientes e distribuídos 4.133 medicamentos

Comunidades ribeirinhas recebem atendimento médico da Marinha do Brasil

O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Oswaldo Cruz”, da Marinha do Brasil, esteve nas comunidades de Sacaí e de Santa Maria do Boiaçu, nos dias 10 e 11 de julho. O foco é atender as comunidades ribeirinhas localizadas ao longo dos rios Branco e Negro, nos estados de Roraima e do Amazonas.

Por enquanto, foram atendidos 152 pacientes e realizados 608 procedimentos médicos, sendo 412 procedimentos odontológicos, além de 14 exames médicos. Também foram distribuídos 4.133 medicamentos.

A ação apoia a Operação Ágata Fronteira Norte quanto às ações humanitárias na prestação de assistência hospitalar, levando serviços de saúde a locais afastados dos grandes centros urbanos, como atendimentos e procedimentos médicos e odontológicos, exames clínicos, radiografia (raios-X), ultrassom, vacinas e distribuição de medicamentos.

Atendimento odontológico foi um dos ofertados

Durante a Operação, também estão previstas ações em Caracaraí, Tupanaruca, Moura, Carvueiro, Caburis, Santa Isabel do Rio Negro, Caioezinho e Bom Jesus.
Navio de Assistência Hospitalar (NAsH)

O Navio “Oswaldo Cruz” tem capacidade de levar um helicóptero UH-12 (Esquilo) que pode realizar, se necessário, Evacuações Aeromédicas (EVAM). Além disso, conta com dois ambulatórios, dois consultórios odontológicos, um laboratório, um centro cirúrgico, uma sala de raios-X, duas enfermarias, uma sala de esterilização, equipamento de ultrassom e, a título de curiosidade, irá completar 40 anos de serviço ativo na Marinha do Brasil (MB) em 2024.