SAÚDE ESTADUAL

Sesau extinguiu contrato unilateralmente sem pagar dívida de quase R$ 9 mi, diz Clínica Renal

Declaração foi feita após a Sesau culpar a migração venezuelana pelo aumento das filas de espera por hemodiálise e problemas na prestação de serviços, além de dizer que a clínica recebeu R$ 6 milhões apenas em 2023

Os funcionários da clínica não receberam o pagamento do mês de junho (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)
Os funcionários da clínica não receberam o pagamento do mês de junho (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

A Clínica Renal de Roraima afirmou que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) extinguiu unilateralmente, sem quitar uma dívida de R$ 8,7 milhões, o contrato de prestação de serviços nos hospitais Geral de Roraima (HGR), Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré (HMINSN) e das Clínicas Wilson Franco (HC).

A nota (que pode ser lida na íntegra ao final da reportagem) foi divulgada após a Sesau culpar a migração venezuelana pelo aumento das filas de espera por hemodiálise e problemas na prestação de serviços, além de dizer que a clínica recebeu R$ 6 milhões apenas em 2023.

“A atitude de inadimplência da SESAU vem impedindo a empresa de investir em ampliação e aumentar sua capacidade de recebimento de pacientes crônicos na Clínica Renal”, diz a empresa, que ressaltou ter notificado a secretaria por diversas vezes sobre a condição “crítica” e a necessidade de atualizar os pagamentos para ampliar a clínica.

Em texto enviado à Folha nesta semana, a secretária estadual de Saúde, Cecília Lorenzon, não citou o problema da dívida, mas garantiu que o atendimento de hemodiálise não iria parar em Roraima. Isso porque a Sesau credenciou três empresas, incluindo a Clínica Renal, para proporcionar o atendimento de mais de duas mil pessoas em tratamento só neste segundo semestre e, assim, reduzir as filas em 30%.

A clínica afirmou que nunca foi contra a vinda de nenhuma nova empresa do mesmo ramo, que vê isso como “benefício”, mas que as novas credenciadas “estão atuando somente nos hospitais, utilizando toda estrutura dessas unidades”.

Após a publicação desta reportagem, uma fonte procurou a Folha para dizer que não existe filas de atendimento, tanto que a clínica chegou a abrir um quarto turno, à noite, para suprir a necessidade de pacientes crônicos. Além disso, a demanda do HGR e do HC era de 68 pacientes diários, mas nenhum fica em diálise.

Nota completa da Clínica Renal

“A Clínica Renal de Roraima vem esclarecer os fatos sobre as últimas declarações da Sr.° Cecília Lorenzon, Secretária de Saúde de Roraima, sobre a Clínica Renal.

A SESAU deve o valor de R$ 8.771.904,53, serviços executados e já reconhecidos pela própria SESAU em publicação oficial n° 20101.049161/2023.75, notas fiscais n°933, n°934, n°878, n°879, n°897, n°903, n°907, n°908, n°970, n°971, n°980, n°990, n°966, n°986, n°976, n°987. Tais serviços foram contratados pela própria SESAU e mantidos por força de contrato, através de verbas públicas federais e estaduais.

Esclarecemos que a SESAU extinguiu unilateralmente o contrato referente a prestação de serviços no Hospital Geral de Roraima-HGR, Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré-HMINSN e Hospital
das Clínicas Wilson Franco-HC, sem liquidar os débitos, gerando verdadeiro buraco financeiro na empresa.

Esclarecemos que a Clínica Renal nunca agiu contra a vinda de nenhuma empresa do mesmo ramo e que sendo para o bem estar da população, vê como benefício.

Esclarecemos ainda, que é a única empresa no estado com estrutura física para receber pacientes que tenham doença renal crônica. Que as empresas credenciadas pela Sr. Secretária, estão atuando somente nos hospitais, utilizando toda estrutura dessas unidades.

Esclarece que a atitude de inadimplência da SESAU vem impedindo a empresa de investir em ampliação e aumentar sua capacidade de recebimento de pacientes crônicos na Clínica Renal.

A empresa notificou a SESAU por diversas vezes sobre a situação crítica e a necessidade da atualização dos pagamentos para ampliação na clínica.

A empresa vem alertar sobre os riscos da desinformação gerada pela a Sr.ª Secretária. Esclarecemos ainda, que a empresa possui certificação ONA, o que lhe confere um diferencial de capacidade técnica
e qualidade de atendimentos, este que a nível nacional é um dos itens obrigatórios para cadastro em licitação nas grandes cidades.

A direção.”