Bom dia,

Os fatos ocorridos no ambiente político roraimense nas últimas semanas nos levam a uma reflexão sobre o quanto é preciso estimular nossas crianças e adolescentes a investir em Educação. E quando falamos em investimento não é propriamente em cursos particulares, caros, dispendiosos. Roraima é hoje um celeiro de oportunidades gratuitas e de fácil acesso, que até bem pouco tempo atrás, era impensável para a grande maioria da população.

Há alguns anos, e temos muitos testemunhos disso, famílias inteiras precisaram se sacrificar para que seus jovens pudessem estudar fora e a partir daí, galgar oportunidades. Hoje, trilhar esse caminho ficou mais acessível, amplo e possível. Há a chance de cursar uma carreira de forma gratuita ou a baixo custo, e a médio e longo prazo proporcionar esse futuro melhor para suas famílias. É a Educação a única saída viável e digna para a libertação das futuras gerações dessa cultura de malandragem da política brasileira, com nítido toma lá, da cá, de troca de favores, de cargos e de cobranças de propina quase institucionalizada, e que embora já não surpreenda o cidadão de bem, não deixa de chocar.

Nesse contexto, recomendamos a leitura do artigo “A relação entre o desemprego e a educação”, do sócio e cofundador do EJA Brasil EAD, Thiago Freitas, publicado recentemente, em que o autor fala de medidas assertivas relacionadas ao ensino e ao incentivo ao empreendedorismo adotadas por países do chamado Primeiro Mundo, com objetivo de promover políticas e programas que resultem no crescimento econômico e social. Ele diz que a falta de educação adequada e o desemprego protagonizam uma relação direta no quesito empregabilidade no país. Trocando em miúdos, “quanto maior o nível de educação, melhores são as oportunidades de emprego e renda, enquanto a falta de educação formal, ou níveis muito baixos, pode levar ao desemprego e condições de vida precárias”.

O especialista segue afirmando o que há muito reverberamos cá na Parabólica: a qualidade e o nível de educação de uma população têm impacto significativo no mercado de trabalho, e afetam diretamente as oportunidades de emprego e as perspectivas favoráveis de uma pessoa. “Os indivíduos com maior educação formal têm mais probabilidade de adquirir habilidades e conhecimentos específicos que são valorizados no mercado de trabalho. Essas habilidades aprimoradas aumentam suas chances de encontrar emprego e, geralmente, receber salários mais elevados”.

Thiago Freitas frisa ser importante ressaltar que o combate ao desemprego requer uma abordagem abrangente e coordenada do governo, do setor privado e das instituições de ensino. E nós, da Parabólica, emendamos de cá, afirmando que toda vez que formadores de opinião absorvem esse entendimento, esse círculo vicioso que vem se perpetrando na política de Roraima, é quebrado e nossa sociedade evolui mais um pouquinho.

AIJE 1

Enquanto o foco das discussões e das tretas políticas dessa semana é o julgamento de uma representação eleitoral contra o governador Antonio Denarium (PP), pela suposta entrega irregular de cestas básicas, a tramitação de outro processo, dessa vez de uma Aije (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) que envolve outros itens, além do já mencionado, está em fase final de apuração, podendo ser julgado em breve.

AIJE 2

A referida ação apura ainda a reforma de residências em ano eleitoral e transferência de recursos do governo estadual para municípios, entre outras coisas. Em despacho publicado ontem, foi determinado que a Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima) e a Secretaria Estadual de Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), encaminhem cópias da documentação dos programas, além das listas integrais dos beneficiários.

VAI MANTER

Além dos governadores de São Paulo (Tarcísio de Freitas) e do Paraná (Ratinho Jr), o governador de Roraima (Antônio Denárium) já fez declarações onde deixa clara que não desistirá das escolas cívico-militares. Aqui, segundo o secretário estadual de Educação Nonato Mesquita, a aceitação das famílias para ter seus filhos/filhas nessas escolas é quase unânime, tanto que é preciso fazer sorteio por conta da alta demanda por vagas. Aliás, não dá para entender as razões que levam o governo Lula da Silva a decidir acabar com elas.

MAIS MÉDICOS
Na manhã desta sexta-feira, 14, acontece a sanção pelo presidente Lula do projeto de lei conversão do Mais Médico para o Brasil, em Brasília. O prefeito Arthur Henrique Machado (MDB), consta como único gestor municipal do país entre as autoridades convidadas e com direito à fala durante o evento, que culminará com a instituição do Grupo de Trabalho Interministerial que vai discutir o programa.

INFORMAÇÕES

A deputada Tayla Peres (Republicanos) protocolou pedido de informações junto ao governo estadual, em que relata denúncias de usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Rorainópolis, que seria responsável pela assistência e cuidados a pacientes em tratamento psicológico. Conforme o pedido, não estão sendo fornecidas medicações para os pacientes que utilizam os serviços daquela unidade.

CAPINA

A Prefeitura do Cantá contratou uma empresa por R$ 909.088,19 para realizar serviços de limpeza com capina e poda de árvores em áreas externas de escolas da rede municipal de ensino, tanto na sede, quanto nas comunidades indígenas da região, conforme demanda. A contratada tem sede no município de Bonfim, capital social de R$ 550 mil e como atividade principal a construção de edifícios.

FALA

“Eles já não se escondem”, só para lembrar o poeta fluminense Eduardo Alves da Costa. O discurso inflamando do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso – ao lado de Flávio Dino-, revela em todo seu conjunto o quanto o ativismo politico/partidário está fazendo parte da mais alta Corte do Poder Judiciário do Brasil. O ministro, que noutra oportunidade respondeu grosseiramente a uma brasileira em Nova Iorque: “Perdeu, Mané”. Até quando vamos ver esse tipo de atitude de uma casa que deveria ser exemplo de imparcialidade e moralidade em país que tanto carece disso?