O Banco Central apontou que, durante 2022, o Brasil registrou a emissão de 431 milhões de cartões de crédito para 209 milhões pessoas economicamente ativas. Isso porque, a população economicamente ativa costuma ter mais de um cartão de crédito, conforme pesquisa divulgada pela Serasa em maio deste ano, em que 52% dos brasileiros informaram ter três ou mais cartões de crédito.
Sobre os motivos que teriam levado a adquirir mais de um cartão, 35% informaram a necessidade de conseguir mais crédito, visto que o limite não é suficiente. Outros 20% afirmaram que se trata de mais opções em caso de emergência, e 19%, para organização financeira ao dividir as contas entre cartões.
No entanto, ao ter vários cartões, é preciso ter consciência de uso e economia. A consultora de Negócios da Central Sicredi Centro Norte, Raquel Viana explica isso.
“O cartão de crédito é uma modalidade de pagamento que traz muita facilidade, seja para compras parceladas ou para o uso diário, e ficou ainda mais vantajoso por conta da implantação de programas que geram pontos e milhas. Porém, o uso inadequado, com pagamento de faturas em atraso, por exemplo, traz consequências ao usuário. Isso porque, os juros atribuídos são altos e podem gerar o efeito ‘bola de neve’. E isso é um dos responsáveis do endividamento e da inadimplência”, alerta.
Além disso, a população mostrou ter um cartão de crédito preferido. De acordo com a Pesquisa Nacional de Cartões de Crédito (PNCC), 61% dos usuários que possuem mais de um cartão responderam que preferem o emitido pela Sicredi. O levantamento é feito por meio entrevista, ao telefone, com mais de 12 mil portadores de cartões.