AFONSO RODRIGUES

Não perca seu tempo

Afonso Rodrigues de Oliveira

“Ocupe seu tempo crescendo, desenvolvendo sua habilidade e seu talento. Só assim não terá tempo para criticar os outros. Não acumule fracassos e sim experiências. Tire proveito de seus problemas e não se deixe abater por eles. Tenha fé e energia, acredite. Você pode tudo o que quiser”. (Aristóteles Onassis)

Desperdiçar tempo é a maior bobeira que podemos praticar. Sabemos que o tempo passa, mas não consideramos que ele nos leva com ele. E se é assim, por que desperdiçá-lo? Aproveite cada minuto do seu dia com coisas e pensamentos agradáveis e positivos. Desligue-se, pelo menos um pouquinho, do seu celular, dos noticiários negativos e espalhafatosos. Observe sempre o melhor que há e está à sua volta. É no mais simples momento de observação no mais simples, que vivemos melhor. E você pode estar desperdiçando o melhor não dando atenção ao simples. Sempre podemos estar transmitindo felicidade aos outros, sem nem mesmo perceber que estamos.

Ontem vivi um momento exemplar, com o comportamento de uma de minhas netinhas, a Amanda Sahdo Rodrigues, com apenas oito aninhos de idade. Eu estava dando uma arrumada no quintal, quando ela chegou. Ela sentou-se à beira da calçada e ficou com as mãozinhas no queixo, e os cotovelos nos joelhos. Ela olhava para a mangueira, e de repente falou: “A natureza é tão bonita, tão linda, não é vô? Ainda mais quando a gente observa as folhas caindo e voando, não é vô”?

Sorri de felicidade pela postura e expressões de uma garotinha, na sua idade. E não estou exagerando. A expressão usada pela minha netinha foi exatamente esta, com todas as letras. O que me deixou muito feliz.

Continuei na minha tarefa. Eu tenho uma porção de bambus aqui o quintal, para levá-los para o interior. Resolvi colocá-los à sombra. Quando iniciei a tarefa, a Manda levantou-se e foi me ajudar. Impedi-a do trabalho, mas ela foi enfática:

– Não senhor, vô. Eu quero ajudar.

Acabei cedendo, mas permitindo que ela pegasse apenas os mais finos e menores, que não pesam mais de um quilo. Vivi um dia feliz com a atitude de uma garotinha de apenas oito aninhos de idade. Exemplo que pode fazer a gente se sentir feliz na simplicidade. Procure viver sempre feliz, independentemente do que possa tentar fazer você se sentir infeliz. Quando isso acontecer, lembre-se de que “Nada nem ninguém, além de você mesmo, tem o poder de fazer você se sentir feliz ou infeliz, se você não estiver a fim”. Nunca se sinta inferior a nada ou ninguém. Toda a felicidade está em você desde que você se valorize no que você é. E você é um ser de origem racional. Viva a racionalidade. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460