O advogado Gustavo Hugo Sousa de Andrade, de 32 anos, deve ser o nome da federação Psol-Rede para disputar a Prefeitura de Boa Vista em 2024. A aliança partidária presidida por ele vai concorrer ao pleito na capital de Roraima após a Rede quase ir para o segundo turno em 2020.
Na ocasião, o ex-vereador Linoberg Almeida, quando filiado ao partido, recebeu 15.775 votos, 960 a menos que o segundo colocado, o ex-deputado Ottaci. Com isso, o advogado acredita que a federação tem “amplas possibilidades” de brigar pelo segundo turno.
“Por detalhe não fomos [ao segundo turno]. É dar continuidade a esse trabalho que nós estamos executando e mantermos a nossa candidatura majoritária pra Prefeitura”, avaliou.
Quem é Gustavo Hugo
O político nasceu em Itaituba (PA) e mora em Boa Vista desde os 13 anos. Na capital de Roraima, cresceu no bairro Pintolândia. Ele diz que sua vida política começou ainda na adolescência, quando liderou o grêmio da escola estadual Ana Libória por três anos.
Formado em Letras e em Direito, ele já foi professor da rede estadual de ensino e em cursos preparatórios para concursos públicos. Atualmente, cursa Mestrado em Antropologia na Universidade Federal de Roraima (UFRR). É ainda procurador do TJD-RR (Tribunal de Justiça Desportiva).
Fluente em cinco idiomas além do português (inglês, holandês, espanhol, francês e surinamês), Gustavo Hugo já morou no Suriname e na Holanda.
Ele ainda tem vasta experiência cultural e dedicação ao serviço comunitário. Possui também experiência como ator com participação em peças teatrais, monólogos de stand-up comedy e em cinco filmes locais. Também é atleta faixa preta de artes marciais como o karatê.
Ex-presidente estadual da Rede Sustentabilidade, o advogado diz ter bom diálogo com todos os espectros políticos, sem deixar de lado bandeiras em defesa do clima, meio ambiente, povos indígenas e minorias.
Reeleição em Uiramutã e candidaturas a vereador
Gustavo Hugo também confirmou que a federação vai apostar na reeleição do prefeito de Uiramutã, Benisio Souza, conhecido como Tuxaua Benisio. Além disso, a aliança deve disputar as prefeituras de Bonfim e Pacaraima com Mario Nicácio e Marcelo Macuxi, respectivamente.
Além das três cidades do interior e da capital, a federação deve lançar candidatos a vereador em Alto Alegre, Amajari, Cantá e Normandia. O presidente estadual explicou que, no caso do interior, a escolha de priorizar as cidades está ligada ao número de filiados, à representatividade das lideranças indígenas e ao trabalho de base feito no decorrer dos anos.