O machismo e a insegurança são desafios diários enfrentados pelas mulheres que trabalham com mobilidade urbana no Brasil. Estes desafios, intensificados pelo contexto da pandemia, resultam em histórias de determinação, luta e superação. Esta é o trilho que “Entre um corre e outro” segue. O documentário, lançado nesta quinta-feira (20), acompanha de perto a história das mulheres mototaxistas em Roraima.
Com 20 minutos de duração, o curta-metragem o relata histórias de impacto sobre as mulheres que, durante a pandemia de Covid-19, viram na atividade de mototaxista, ainda não regulamentada em Boa Vista, a única maneira de sustento.
A idealizadora e diretora do documentário, Laysa Pamella, aponta que a intenção é gerar reflexão sobre os desafios enfrentados pelas mulheres que atuam na ocupação.
“Muitas pessoas desconhecem a realidade e os desafios dos mototaxistas, que é uma atividade que cresceu durante a pandemia e que foi a única opção de muitas pessoas para se sustentar, pela falta de oportunidades. Dentro disso, os desafios enfrentados pelas mulheres que exercem essa profissão. A violência, o assêdio, a discriminação de gênero. A ideia é fazer as pessoas reconhecerem e refletirem sobre essa realidade delas”, contou.