REPRESENTATIVIDADE

Professor de Rorainópolis representa o estado em evento de Ciências e Tecnologia em SP

Ao todo, foram selecionados apenas 40 professores do Brasil para o ESPEM

Walter ressalta importância da oportunidade em representar o Estado  no evento (Foto: Arquivo Pessoal)
Walter ressalta importância da oportunidade em representar o Estado no evento (Foto: Arquivo Pessoal)

O professor de Física e Matemática de Ensino Médio em Rorainópolis, Walter Fiúsa, foi selecionado para representar Roraima na 5ª edição da Escola Sírius para professores do Ensino Médio (ESPEM), realizado em Campinas, município de São Paulo.

Ao todo, foram selecionados 40 professores do Brasil para participar de aulas expositivas, palestras, mesa redonda sobre temas ligados ao Ensino de Ciências, visitas em laboratórios, além de conhecer o que é produzido em termos de pesquisa científica no Brasil e no mundo, em um dos maiores e mais modernos centros de tecnologia da América Latina.

Walter ressalta que a oportunidade em representar o Estado de Roraima no evento, foi uma experiência incrível e explica mais sobre os dias de encontro.

“A programação incluiu aulas sobre a luz Síncrotron, que é produzida através de aceleradores de partículas, a qual é utilizada em diferentes áreas da Ciência. Os professores realizaram visitas nos centros de pesquisa nos laboratórios nacionais, na oportunidade também conheceram as dependências e organização do Curso Superior Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação”, ressaltou.

Próxima edição recebe inscrições de professores de Física, Química e Biologia (Foto: Arquivo Pessoal)

A ESPEM (Escola Sírius) é uma realização do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF).

A próxima edição será realizada em janeiro de 2024 e recebe inscrições de professores de Física, Química e Biologia das redes municipal, estadual, federal ou privada de todo País.

Participantes se tornam novamente alunos por uma semana em uma experiência de imersão (Foto: Arquivo Pessoal)

A Escola é um espaço para discussões entre os professores, potencializando o contato e a troca de experiências e tecnologias com colegas de todo o Brasil.

Os participantes se tornam novamente alunos por uma semana em uma experiência de imersão na atmosfera de pesquisa e desenvolvimento de fronteira do CNPEM, com o objetivo de levar ideias da ciência moderna para as salas de aula onde atuam.