Bom dia,
A grave denúncia de um médico – até agora sem manifestação concreta dos órgãos de fiscalização -, de que três recém-nascidos morreram na improvisada maternidade do governo estadual em decorrência da falta de material adequado para atendê-los não pode ficar sem a devida e rigorosa apuração, com a punição exemplar dos responsáveis. Não é possível esquecer a trágica história da morte de bebês (27), também na maternidade estadual, que só foram reveladas por denúncias daqui da Folha.
Para além da responsabilização dos responsáveis por mais essa tragédia, a morte desses inocentes seres humanos revela os equívocos das políticas públicas, não só em Roraima, mas, em todo o Brasil. É incompreensível que dinheiro público, aos montes, seja gasto em festejos e outras aplicações menos prioritárias, enquanto inocentes ainda no começo da vida morram por falta de condições no seu atendimento. É ainda mais incompreensível que políticos exijam do governo estadual a criação de hospitais públicos para pets, enquanto os humanos são tratados quase como animais pelo poder público. Em que mundo estamos vivendo?
Golpe
Um novo golpe que está sendo aplicado em Roraima é do cadastro do programa habitacional do governo federal Minha Casa, Minha Vida. O alerta foi feito, ontem, pelo senador Hiran Gonçalves (Progressistas), em suas redes sociais. Segundo a postagem, pessoas estavam pedindo documentos de populares para fazer o credenciamento. Agora, cabe às forças policiais investigarem essa denúncia considerada grave.
Migração
São impressionantes as imagens publicadas, nessa quarta-feira (26), por uma jornalista venezuelana em suas redes sociais, mostrando as filas de migrantes esperando para dar entrada no Brasil. Não era nem 8h e centenas de pessoas, incluindo crianças, que aguardavam para passar pelos setores públicos que validam a migração, um termômetro claro do aumento desse fluxo que tem como principal interessado nosso estado.
Bem-vindos
Na transmissão, a jornalista informa ainda que nessa sexta-feira (28), deve haver um evento de inauguração de um portal de boas-vindas, construído pelo governo de Nicolás Maduro. Seria cômico se não fosse trágico, como diz o ditado popular, já que praticamente ninguém se atreve mais a fazer turismo na Venezuela e o fluxo de passagem pela fronteira é justamente reverso, pessoas querendo fugir de lá.
Cidadania
Está de parabéns a Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral, pela iniciativa de criar postos de atendimento para que pessoas que moram em regiões onde não existe sede de zona eleitoral possam tirar seus títulos, transferir, ter acesso à segunda via e demais serviços, de forma célere e acessível, permitindo o exercício da cidadania para a população mais carente. As datas e locais de atendimento serão ainda divulgados.
Procurador
O Ministério Público do Estado encaminhou uma recomendação à Procuradoria Geral do Estado pedindo a retificação do edital de concurso público para procurador, entre outras coisas, reforçando cota a candidatos negros. No final do documento, o procurador Diego Barroso, frisa que o não acatamento da sugestão pode impulsionar a adoção de medidas judiciais.
Presencial
A Superintendência Regional do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Roraima retoma nesta quinta-feira (27) o atendimento presencial em sua sede, no bairro Calungá. Desde o mês de maio, a instituição funcionava de maneira remota, devido a ajustes no serviço de internet, que agora está mais ágil, para melhorar o atendimento à população. O link que era de 6 MB foi ampliado para 120 MB. O horário de expediente é das 8h às 12h e das 14h às 17h30.