LETRAS SABOROSAS

Aprenda a fazer biscoito de castanha

Aprenda a fazer biscoito de castanha

RECEITA DO DIA

Biscoito de Castanha

Fonte: franquia Divino Fogão

INGREDIENTES:

150 gramas de Castanha do Pará triturada

150 gramas de manteiga sem sal

150 gramas de açúcar refinado

150 gramas de amido de milho

150 gramas de farinha de trigo peneirada

Modo de preparo:

Primeiramente, junte e misture todos os ingredientes em uma vasilha até  formar uma massa homogênea.  Em seguida, unte uma forma para assar e modele bolinhas com a massa, aperte em cima com a ponta do dedo achatando levemente e leve para assar em temperatura de 170ºC  de 20 a 30 minutos. Depois de assado, quando terminar de esfriar, o biscoito ficará durinho e pode ser colocado em potes com tampa que fecha hermeticamente.

Rendimento: de 10 a 12 biscoitos

LANÇAMENTO DA FEIRA INTERNACIONAL DE GASTRONOMIA AMAZÔNICA TRAZ NOVIDADES PARA 2023

Na última quarta-feira (26), aconteceu, em Manaus, o lançamento da 5ª edição da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (FIGA), uma iniciativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amazonas (Abrasel no AM), com apoio da Prefeitura de Manaus, do Governo do Amazonas, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-AM). Na ocasião, foram dados os detalhes do evento, que acontecerá na capital amazonense, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro.

A expectativa para a FIGA deste ano é grande, já que o evento é um impulsionador da gastronomia e dos trabalhos desenvolvidos no segmento de alimentação fora do lar. “Vamos chegar com força total e convidamos o público para prestigiar a feira, que além de promover a gastronomia local, também será um impulsionador de negócios para o segmento”, disse o presidente da Abrasel-AM, Rodrigo Zamperlini, ao lembrar que a edição de 2021 do evento foi sucesso.

Zamperlini destacou ainda que, neste ano, a FIGA será realizada em um final de semana (sábado e domingo), fator positivo para o evento e o público. “Com isso, nosso objetivo é atrair e reunir não apenas as pessoas que têm afinidade com a gastronomia, mas também prestadores de serviços e que tem produtos a oferecer. Será um verdadeiro ambiente de negócio”, pontuou.

A feira tem como foco a inserção do Amazonas na rota do turismo gastronômico nacional e internacional, uma vez que reúne várias vertentes propagadoras do setor e aumenta a rede de relacionamento entre os segmentos envolvidos na cadeia do turismo gastronômico.

O lançamento da 5ª FIGA contou a apresentação do mapa 3D da FIGA 2023 e com as presenças da curadora da feira, Denise Araújo, que apresentou o Programa Nacional de Turismo Gastronômico do Ministério do Turismo, pois esse é o tema da FIGA . Também marcaram presença no evento o prefeito de Manaus, David Almeida, a vice-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Oreni Braga e o vice-presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Ian Henderson Carmo Ribeiro e o Radyr Júnior, Secretário Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (SEMTEPI), o Marcos Apolo, Secretário Secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC -AM).

A apresentação da 5ª FIGA aconteceu na Casa de Praia Zezinho Corrêa, na Ponta Negra, e contou com show da banda Humberto Amorim & My Manhattan Jazz Showband.

O evento contará com a participação de nomes renomados da gastronomia nacional e internacional, dentre eles o Chef Colombiano Jaime Rodrigues, do restaurante Celele de Cartagena, considerado o 19° Melhor Restaurante da América Latina, além do Chef Paulo Coelho Machado, que está à frente do projeto da Rota Gastronômica Pantaneira, e das viagens denominadas Food Safari com roteiros no Brasil e Exterior.

Diferente das edições anteriores, este ano a feira também contará com oficinas voltadas para o público infantil. Serão oficinas gastronômicas que ao invés do tradicional espaço kids com diversos brinquedos, as crianças vão produzir massas de pizzas e biscoitos com ingredientes regionais e ao final poderão degustar da produção. Outra opção será o espaço voltado para o empório, com a degustação e harmonização de queijos e vinhos e pratos com ingredientes regionais, a ideia é promover a nossa culinária. A programação é gratuita.

Fiquem atentos as Redes sociais da coluna Letras Saborosas @letrassaborosas e da Abrasel no Amazonas @abraselam para saber mais sobre a programação e as novidades.