Uma professora entrou em contato com a FolhaBV para relatar a dificuldade em conseguir uma vaga para o exame de laringoscopia, na Clínica Médica Especializada Coronel Mota. Segundo a denúncia, são disponibilizadas somente 10 vagas para atender a demanda de todo o estado.
O exame permite que o médico observe as vias aéreas superiores (nariz, laringe e faringe) por meio de um aparelho chamado laringoscópio. O exame é realizado principalmente no diagnóstico de problemas da laringe. A denunciante afirma que já vem tentando se consultar no Coronel Mota há três meses.
“Três meses, todo dia primeiro, que tento marcar exames e não consigo. Chego 5h30 ou 6h e hoje fui informada na recepção que deveria chegar às 3h da manhã. É muito desrespeito”, afirmou a denunciante em mensagem à redação.
A Folha de Boa Vista entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde de Roraima (Sesau) para averiguar a situação.
Em nota, a Sesau afirmou que a redução das vagas é momentânea, devido às férias da profissional responsável pela execução do procedimento. Normalmente, são 40 vagas disponibilizadas mensalmente para a realização do exame de laringoscopia. Além disso, orienta que não há necessidade do usuário comparecer até a unidade no período da madrugada.
A pasta ainda reforça que qualquer queixa relacionada ao atendimento deve ser imediatamente comunicada à Direção Geral ou Ouvidoria do Coronel Mota, para que sejam realizados os ajustes necessários.