Vereadores da capital e do interior de Roraima articulam a criação de uma associação para representar os municípios em demandas junto a órgãos estaduais e federais. A associação “União dos Vereadores de Roraima” deve ser formalizada em breve e os trâmites estão sendo acertados entre os parlamentares.
A união entre os parlamentares quer fortalecer a atuação nos municípios do interior, com o envio de emendas parlamentares para todos municípios e a garantia de que os recursos chegarão até a ponta. Os vereadores querem benefícios como o pecúlio.
Uma reunião foi realizada nessa segunda-feira (31), no Plenário Valério Caldas de Magalhães, conhecido como Plenarinho, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) para acertar os últimos detalhes. A reunião também teve a presença do presidente da Associação dos Municípios de Roraima (AMR), o prefeito de Bonfim, Joner Chagas.
” O nosso foco é aumentar a representatividade dos municípios em demandas com a Assembleia, com o Governo Estadual e Federal e fazer com que as emendas cheguem até a população”, explica Nelyerton Andrade, vereador em Bonfim e 1º vice-presidente da associação.
Até o fim de agosto será formalizada a criação da associação. Enquanto isso, os vereadores articulam a criação de uma mesa diretora, que irá atuar em um mandato tampão, até a realização das eleições. A partir daí, a escolha dos membros será realizada de dois em dois anos. Veja a composição abaixo:
Presidente: Lobão
1º vice: Nelyerton Andrade
2º vice: Gerson
Tesoureiro: Thiago Fogaça
1ª vice: Kássia Sena
2º vice: César Baliza
Secretário Geral: Cleudson Vanderlei
1º vice: Cuamba
2º vice: Antônio Iracema
Conselho
Além disso, cada município irá indicar dois vereadores – um titular e um suplente – para compor o conselho, que irá votar e definir as demandas que serão apresentadas aos Legislativos e Executivos estaduais e federais. Os nomes ainda estão sendo definidos e devem ser confirmados nos próximos dias.