Cotidiano

Moradores continuam cobrando asfalto

Além das vias que continuam sem pavimentação, uma das ruas recebeu asfaltamento somente pela metade

Moradores do Conjunto Cidadão, localizado no bairro Senador Hélio Campos, zona Oeste de Boa Vista, reclamaram, mais uma vez, das condições das ruas do bairro. Segundo eles, várias promessas por parte da Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) foram anunciadas, mas apenas uma obra para maquiar foi feita. E agora, com a proximidade do inverno, os moradores estão apreensivos.
“Nosso principal problema está na falta de pavimentação nas ruas CC-31, CC-32 e CC-33”, disse o taxista José Júnior. Segundo ele, no dia 03 de dezembro do ano passado, a prefeita Teresa Surita (PMDB) realizou uma reunião no bairro para informar que um trabalho de pavimentação seria feito. “Foi feito mesmo, mas pela metade. Antes era mais fácil passar na rua, agora eles deixaram o serviço pela metade e nós estamos apreensivos, porque se cair uma chuva, entra água nas nossas casas e alaga tudo”, afirmou.
Nas ruas sem pavimentação, os buracos com mais me 30 cm de profundidade são visíveis e estão cobertos por mato e sujeira. “Isso está deixado muitas crianças doentes. Nós não temos esgoto, e quando chove, vai tudo para rua e as crianças que vão brincar se contaminam” disse a autônoma Márcia Silva.
Ela explicou que há mais de seis anos os moradores reivindicam melhorias no bairro. “Ano passado, eles começaram as obras, mas não chegaram aqui. Nós não fazemos parte da população? Só anunciaram, fizeram em algumas ruas e nos deixaram. O que estamos pedindo é o básico. Pagamos nossos impostos, somos pais e mães de famílias e queremos ver nossas ruas asfaltadas para termos uma melhor qualidade de vida”, afirmou.
Os moradores relataram que vários pedidos foram elaborados e enviados aos órgãos competentes para chamar a atenção para o bairro, mas nada foi feito. “Queremos saber da prefeitura o que aconteceu com as promessas. Eles fizeram o trabalho pela metade, e agora, próximo ao inverno, vai ser muito complicado mexer na obra, porque se der uma chuva, eles vão ter que pará-la. O pior é que eles só agem quando a gente denuncia, estamos cansados disso”.
PREFEITURA – A Prefeitura enviou nota afirmando que “para garantir a qualidade de vida dos moradores do Conjunto Cidadão, tem investido em obras de urbanização como drenagem, pavimentação, construção de calçadas e ainda mantém a iluminação pública em perfeito estado”. O local é uma área de interesse social criada por lei municipal no ano de 2008”, frisou.
“No total, 10 ruas foram contempladas com obras de drenagem, sendo que as ruas CC-8, 9, 10, 19, 20 e 21 já receberam o serviço”, complementou, destacando que as obras da rua CC-1 estão em andamento e que na próxima semana as equipes iniciarão os trabalhos nas ruas CC-31, 32 e 33. “Além dessas obras, aproximadamente mil metros de calçadas, dois mil metros de sarjeta/meio-fio e dois quilômetros de canteiro central já foram construídos em 12 ruas”, frisou.
Conforme a prefeitura, em agosto de 2014, a usina de asfalto realizou a operação Tapa Buracos em todas as ruas do conjunto. No início deste ano, a avenida CC-05 foi contemplada pela operação. Em outubro, foram feitos serviços de terraplanagem e asfaltamento da ligação entre o Conjunto Cidadão e o Conjunto Cruviana. Em novembro, raspagem com motoniveladora na avenida dos Trabalhadores e na rua CC-06.
“Em dezembro de 2014, a prefeita Teresa Surita esteve no Conjunto Cidadão dando continuidade ao programa Braços Abertos, que reúne moradores dos bairros com a equipe técnica da prefeitura para ouvir as necessidades e prestar contas da gestão. Na ocasião, um dos assuntos mais questionados foi a situação da limpeza”, frisou a nota. (JL)