Dados da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe) apontam que 95% dos brasileiros já tiveram ou vão ter ao menos uma crise dessas. Entre as principais causas do problema estão a falta de sono, o estresse, o excesso de barulho, o consumo indiscriminado de bebidas alcoólicas e a desidratação.
Quando a dor bate, vale tudo para fazer ela passar. No entanto, há quem não seja adepto das medicações ou quem possua alergias e restrições a analgésicos, o que dificulta combater esse sintoma. Nessas situações, o que fazer?
De acordo com artigo publicado na revista Healthline e revisado pela médica Debra Rose Wilson, algumas opções de chás podem ser utilizadas no combate à dor de cabeça. Aquelas que possuem propriedades calmantes, anti-inflamatórias, sedativas são mais mais eficazes. Confira:
- Camomila
- Hortelã
- Erva-cidreira
- Melissa
- Lavanda
- Valeriana
- Maracujá
Na hora de prepadar, existem dois caminhos: as infusões de saquinho, encontradas em supermercados e lojas ou buscar usar as partes da erva desidratada, que podem ser encontradas em empórios de produtos naturais. Especialistas ainda recomendam evitar a adição de açúcar, já que isso pode contribuir com a inflamação do organismo e com o ganho de peso.
Mas atenção, o consumo e o alívio obtido por meio do consumo dos chás não é igual ao de medicamentos analgésicos. Por isso, é importante ter paciência.
Quando o assunto é saúde, a FolhaBV sempre oritenta: procurar ajuda profissional é fundamental. Caso seus sintomas persistam, faça uma visita ao médico.