Pais de alunos da Escola Municipal Maciel Ribeiro, do município de Bonfim, denunciaram a falta de ar condicionado e ventilador nas salas de aulas do 1º e 6º ano.
As crianças estão tendo aulas improvisadas nos corredores do local e as reclamações são constantes.
Com o ambiente quente e abafado, alunos com asma sofrem com a falta de ar. “É um estado precário”, relatou um pai.
Uma professora conta que o problema ocorre desde o início do ano letivo, e mesmo com os consertos, a ventilação parava com frequência.
“Final de junho ela parou de vez, os animais, pombos ficaram ali e começou a cheirar mal. E mesmo nos corredores só conseguimos dar aulas até no máximo 10h por conta do sol que esquenta demais. Mosquitos, lagartos, tudo atrapalha…”, relatou ela.
Os pais contam que procuraram a gestão escolar, que informou que a situação já foi passada para Secretaria Municipal de Educação, mas a situação já ocorre há meses e nada foi feito.
Outro lado
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Bonfim, que informou que está em processo de licitação a aquisição de centrais de ar-condicionado para a Escola Municipal Maciel Ribeiro Vicente da Silva.
Ainda de acordo com a Prefeitura, todas as escolas do município são climatizadas. Contudo, algumas unidades apresentaram problemas, em razão do uso, e serão substituídas.
“Entretanto, essa aquisição não pode ser fracionada – ou seja, adquirida de imediato, à parte – sendo necessário compor uma grande compra de materiais permanentes para todas as escolas municipais, que já foi licitada e publicada. A Prefeitura de Bonfim lamenta os transtornos e dentro dos limites da lei resolverá o problema o mais breve possível”, completou a nota.