Com o ano letivo iniciado em algumas escolas públicas e particulares, muitos pais ainda se sentem perdidos quando se deparam com situações em que os filhos demonstram medo na hora de ir para a escola. O problema é conhecido como Didaskaleinofobia, que atinge de 2% a 5% das crianças em idade escolar.
Diante de situações como essa, em que a criança sente dificuldades em se habituar a um novo ambiente ou rotina, os pais precisam estar preparados para agir, conforme explica a psicopedagoga Marlise Menezes.
À Folha, a especialista conta que a preparação de uma nova rotina é fundamental para inserir a criança em uma nova realidade. Estipular horários para as atividades comuns e envolvê-las na compra dos itens escolares podem ser um bom começo, para que elas encarem a ida à escola como algo prazeroso.
“Com duas semanas antes do início das aulas, os pais precisam estabelecer uma rotina dentro de casa com os filhos, explicando que em breve eles vão ter novas atividades, e como fazer com que eles tenham ciência disso?
Envolvê-los em tudo que for relacionado a isso, como na escolha dos materiais escolares, por exemplo, para que eles percebam que as coisas dentro de casa vão passar a fluir de outra forma, para começarem a se habituar aos poucos”, disse.
Entre as medidas que podem começar a surtir efeito no comportamento da criança no primeiro contato com a escola, segundo Marlise, está a do pai conhecer o ambiente da instituição antes do início das atividades. “Conhecer o ambiente onde seu filho vai estudar é fundamental nesse processo. Esse pai vai passar a ver quem são os funcionários e como é a metodologia aplicada pelo corpo pedagógico dessa unidade. Se possível, é até bom trazê-lo [a criança] junto nessa visita, para explicar que lá ele vai se sentir bem, que estará em um lugar onde terá contato com outras crianças, para que ele tenha entendimento que a interação com o mundo externo é importante”, frisou.
Outra dica importante da psicopedagoga é que os pais precisam estar desprovidos de qualquer tipo de envolvimento emocional durante o processo de adaptação das crianças. “Uma coisa muito importante no primeiro dia de aula é que os pais possam transmitir confiança para seus filhos e que também tenham o mesmo sentimento pelas instituições de ensino. Geralmente, esse choque de realidade ocorre com as crianças menores, por isso é preciso prepará-las para esse momento e não se deixarem envolver com as chantagens emocionais, esperando pelos menos um mês para ela se adaptar a essa rotina”, destacou.
Por fim, a especialista recomenda a procura por ajuda especializada para a criança, caso ela não tenha se adaptado à rotina escolar. “O normal hoje em dia é que as crianças gostem de ir à escola, porque é natural delas o interesse de conhecer o mundo, mas há casos em que algumas realmente possuem resistência de se adaptar.
Se essa recusa for contínua, ou seja, passar do primeiro mês, aí sim é recomendável que os pais procurem a ajuda pedagógica ou até mesmo psicológica”, concluiu. (M.L)