A visita dos ministros da Justiça, Defesa e do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República agendada para a próxima semana em Roraima deverá contar com apoio de uma comissão formada por deputados federais de Roraima e de outros estados.
De acordo com o deputado Remídio Monai (PR), após a reunião de parte da bancada roraimense com o presidente Michel Temer (PMDB) e representantes dos Ministérios, ficou definida a criação da Comissão Externa na Câmara dos Deputados, destinada a acompanhar o fluxo crescente de imigrantes venezuelanos que vem ocorrendo no Estado de Roraima.
A expectativa é que a criação da comissão seja debatida já na próxima semana, após o fim do recesso parlamentar. Somente com a aprovação da Comissão que serão definidos quais serão os membros, explicou Monai. “É claro que a Comissão deve contar com a composição de todos os deputados de Roraima e mais alguns deputados de outros estados, que também foram afetados pela crise migratória”, afirmou o deputado.
“O objetivo é acompanhar essa força tarefa do Governo Federal que deve ir dia 8 de fevereiro para fazer a visita ao Estado, acompanhar de perto a situação e já levar algumas soluções”, completou o parlamentar.
COMISSÃO – O pedido de criação da Comissão Externa é de autoria do deputado Carlos Andrade (PHS), feita em outubro de 2016, ou seja, há cerca de um ano e quatro meses. A medida foi tomada na época em que a questão migratória começou a se agravar consideravelmente, no mesmo período em que o Governo do Estado criou o Gabinete Integrado de Gestão Migratória.
Para Andrade, a criação da Comissão fará com que os parlamentares “possam representar a Câmara dos Deputados em seu papel de fiscalizador a atuação do Poder Executivo, no acompanhamento das medidas a serem adotadas na região para lidar com o fluxo migratório que acomete o Estado”. (P.C)