ÁGATA FRONTEIRA NORTE

Seis garimpeiros são presos com armas em Terra Yanomami

Desde o inicio da operação, 125 garimpeiros já foram presos

Os presos foram encaminhados à sede da Superintendência da Polícia Federal (Foto: Forças Armadas)
Os presos foram encaminhados à sede da Superintendência da Polícia Federal (Foto: Forças Armadas)

Em continuidade a Operação Ágata Fronteira Norte, seis garimpeiros ilegais foram presos com armas de fogo, em Xitei, na Terra Indígena Yanomami, nessa sexta-feira, 4.

Não houve confronto entre os garimpeiros e os militares. No acampamento, foram apreendidas três armas de fogo, celulares, carregadores, entre outros equipamentos. O local foi destruído pelo Ibama.

Os presos foram transportados para Boa Vista, onde foram submetidos a exames clínicos de higidez física e encaminhados para a sede da Superintendência da Polícia Federal.

A iniciativa dá continuidade ao trabalho repressivo de combate aos ilícitos na Yanomami, que já contabiliza 125 presos, desde o início da operação, e já obteve uma redução de aproximadamente 95% nas atividades de garimpo ilegal.

A Operação Ágata Fronteira Norte é uma operação conjunta coordenada entre Órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, estabelecida pelo Decreto Nº 11405, de 30 de janeiro de 2023, alterado pelo Decreto Nº 11575, de 21 de junho de 2023.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.