Apesar do tempo imprevisível que vivemos em nosso Estado, uma coisa é certa, quando o calor bate, ele vem com tudo! E se nós, humanos, sofremos com as altas temperaturas, os nossos pets então, nem se fala. Por isso, a Folha BV separou algumas dicas para amenizar a sensação de calor dos seus pets. Confira:
REGRA DOS 7 SEGUNDOS
A hora de passear é um momento imporante para o pet. No entanto, a depender da temperatura da superfície, as patinhas podem acabar sofrendo queimaduras. Nesses casos, o indicado é fazer o teste dos 7 segundos: Se ao encostar as costas da sua mão em uma superfície e conseguir mantê-la por 7 segundos confortavelmente, o passeio está liberado. Se não conseguir, é melhor esperar a temperatura baixar para dar o passeio.
PEDRAS DE GELO
Existem muitas constrovérsias em relação a essa prática. Mas de acordo com especialistas, a única preocupação que se deve ter ao dar uma pedra de gelo ao pet, é em relação ao tamanho, que não pode ser muito grande. O risco de danificar os dentes com pequenos pedaços de gelo é muito baixo.
ATENÇÃO PARA A RAÇA DO SEU CACHORRO
A exposição ao sol de cachorros é comum e, segundo apontam estudos, nos piores casos, em que existe a insolação, 98% deles se recuperam de forma tranquila. No entanto, é necessáo estar atento aos cães braquicefálicos, aqueles que possuem a cabeça de formato ‘achatado’ e o focinho de tamanho ‘encurtado’, como buldogues e pugs.
Estes dependem da respiração ofegante para perder calor e essa respiração envolve a passagem do ar para dentro e fora das vias nasais. Esses cachorros com rosto mais achatado tem menor área de superfície no focinho, o que dificulta a perda de calor.
ÁGUA GELADA
Assim como nós, os cachorros também precisam manter hidratação constante em dias de calor. Apesar dessa dúvida entre tutores, não há motivos para se preocupar. Os cães podem beber água gelada à vontade, sem nenhum risco para a saúde. Inclusive, trata-se de uma boa maneira de ajudar o seu pet a aliviar os dias quentes de verão.