Cotidiano

Moradores do Cidade Satélite reclamam da falta de infraestrutura

Para residentes, falta água nas torneiras, pavimentação, saneamento básico, coleta de lixo e segurança

Em Boa Vista, a falta de infraestrutura em alguns bairros tem se tornado motivo de reclamações de moradores. No bairro Cidade Satélite, zona Oeste, os residentes cobram água nas torneiras, pavimentação de ruas, saneamento básico, coleta de lixo e segurança. Enquanto as reivindicações não são atendidas, a população sofre com os problemas. 

A equipe de reportagem da Folha esteve no bairro, ontem, dia 2, e constatou a realidade que é vivenciada pelos moradores. Na Avenida Gêmeos, entre as Ruas B e J, um buraco de grande proporção dificulta o acesso dos moradores, além disso, traz riscos à saúde.

Rafael dos Santos, 34, residente há oito anos na Rua B, relatou ter muitos transtornos por conta do buraco, principalmente em períodos chuvosos. Ele contou que a casa já ficou alagada e os filhos contraíram doenças devido à água contaminada. “Sempre cobro providências e nunca fazem nada, enquanto isso nós ficamos apreensivos e com receio que nossa casa alague mais uma vez”, lamentou.

Para tentar amenizar a situação em sua residência, o morador já tentou alternativas usando recursos próprios, no entanto, é necessário resolver o problema de esgoto na Avenida Gêmeos. Outro problema citado pelo morador é a coleta de lixo, feita apenas duas vezes na semana. “É pouco. Deveria ser feita em mais dias na semana”, reforçou.

Na Rua Áries, todos os dias os residentes enfrentam dificuldades devido à falta de pavimentação que os deixa preocupados na estação chuvosa, e, na estiagem, a poeira é um transtorno. Conforme relatou, L.K, de21 anos, moradora há 4 anos no local, inúmeras reivindicações já foram feitas solicitando o asfaltamento em parte da rua, no entanto, nada foi feito. “Já fizemos abaixo-assinado, disseram que começariam em 2017, mas até agora nada foi feito e nem nos informam quando pode iniciar”, disse.

Outro problema reclamado pelos moradores é a falta de segurança. Segundo eles, muitos já foram assaltados. “A segurança é péssima, pouco policiamento nas ruas. Muitos moradores já foram assaltados, nós já fomos assaltados diversas vezes e a polução cobra e não fazem nada”, reclamou L.K.

Em diversos bairros da cidade a população tem sofrido com a falta de água e a situação não é diferente no Cidade Satélite. De acordo com a moradora L.K., o problema se tornou desgastante, tendo que se deslocar a outros lugares para conseguir água. “Nos últimos dias tem faltado com frequência. Ontem [quinta-feira] foi um dia muito difícil sem água e hoje [sexta-feira] continua na mesma situação. Estamos tendo que ir ao Rio Cachoeirinha buscar água em galões. Está complicado viver assim”, lamentou.

PREFEITURA – A Secretaria Municipal de Obras informou, por meio de nota, que o trecho localizado na Avenida Gêmeos está dentro do pacote de obras de asfaltamento, drenagem, calçada, meio fio e sarjeta, anunciado em novembro de 2017. Porém, no local citado, existe um vazamento de esgoto e o município só poderá concluir a pavimentação e drenagem, quando o problema do esgoto for resolvido, que é de responsabilidade do Governo do Estado.

Com relação à Rua Áries, a Prefeitura de Boa Vista esclareceu que existe um convênio com o Ministério das Cidades com verba destinada para o asfaltamento e urbanização da Rua Áries e outras ruas e avenidas da Capital. No entanto, ocorreram diversos reajustes seguidos no preço do insumo do asfalto. Esses aumentos passaram do percentual legal para acréscimo em obras. Nesses casos, a lei estabelece o cancelamento do contrato vigente e uma nova licitação baseada nos valores atuais.

“O Município já está trabalhando junto ao Ministério das Cidades para relicitar o serviço. No momento o projeto está em análise na Caixa Econômica Federal para posterior aprovação e nova licitação. A previsão é que os serviços ocorram ainda no primeiro semestre deste ano”, reforçou.

CAERR – A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (CAERR) informou que o esgoto que ocasiona o transtorno na Rua B, final da Avenida Gêmeos, tem origem no Conjunto Residencial Cruviana e não está ligado à rede de esgoto da CAERR. “O condomínio foi feito por uma construtora, financiado pela Caixa Econômica Federal e é de responsabilidade da construtora a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto”, assegurou.

A CAERR disse ainda que não participou da elaboração ou fiscalização do projeto e ainda não recebeu a referida obra. Porém, no intuito de não deixar a população perecer com os problemas já ocasionados, a CAERR elaborou um projeto básico instruindo a AJR Administradora de Condomínios e Empreendimento LDTA na construção de uma Estação Elevatória de Esgoto, o que possibilitaria a ligação da rede do Cruviana à rede de esgoto da CAERR, solucionando de maneira definitiva o problema. Resta à Caixa Econômica Federal a execução das obras.

Sobre a falta de água, informou que na madrugada de ontem técnicos da Companhia finalizaram a instalação da bomba na Estação de Captação de Água, no Rio Branco. “A operação é bastante complexa, tendo em vista que o referido equipamento pesa 1,4 tonelada. Com isso, o abastecimento de água em toda a cidade está voltando gradativamente”, frisou.

PMRR – Por meio de Nota, a Polícia Militar de Roraima informou que atualmente encontra-se com uma viatura responsável por realizar o policiamento ostensivo no bairro Cidade Satélite, contando ainda com uma base fixa no Residencial Vila Jardim. “Aliado a estas ações, a partir da próxima semana, o 1º Esquadrão Independente de Policiamento Montado, vai reforçar o policiamento ostensivo no Cidade Satélite”, disse.

Reforçou que, além das ações de policiamento ostensivo que já estão sendo executados, o Comando de Policiamento da Capital realizará reuniões com a comunidade para ouvir as possíveis demandas, promover dicas de segurança e traças estratégias específicas para promover a segurança dos cidadãos do Cidade Satélite. (E.M)