Bom dia,
Retorno
Nesta terça-feira, 8, os deputados estaduais retornam do período de recesso parlamentar, com a promessa, conforme divulgado ontem, de analisar os impactos para Roraima, da Reforma Tributária que tramita no Senado Federal. O principal motivo seria encontrar um meio termo para atender o Executivo e os demais Poderes constituídos na hora da divisão do bolo, ou seja, o orçamento.
LOA
O projeto da Lei Orçamentária Anual de 2024, aliás, é uma das principais metas de trabalho da Assembleia Legislativa para esse segundo semestre. As expectativas são de que o Governo do Estado encaminhe o texto já no próximo mês de setembro, para a análise dos deputados. E o ideal seria que estes pudessem realmente começar a se debruçar sobre essa proposta logo em seguida, colocando a sociedade a par do que é discutido. Tomara que o relator, de pode ser o deputado estadual Marcos Jorge (Republicanos) abra a possibilidade de consulta pública, como ele fez com relação à Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO).
Comitê
Um atento observador da política local comentou com um dos editores da Coluna, que já tem pré-candidato às eleições do ano que vem, com comitê eleitoral montado e funcionando, com agendamento de apoiadores e populares para atendimentos das chamadas “demandas”. Ainda, de acordo com a mesma fonte, e não é apenas de um político apenas que estamos falando, sendo o fato de conhecimento público e notório.
Pegando fogo
E falando nas eleições municipais, esse recesso parlamentar foi utilizado pelos deputados estaduais para “marcar território” nos municípios do interior. No último final de semana, alguns deles postaram nas redes sociais fotos e vídeos em reuniões com lideranças, fechando apoios e, é claro, com legendas genéricas para fugir da legislação eleitoral, isso porque esse tipo de atividade um ano antes do pleito é passível de punição.
Improcedente
O pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima julgou improcedente, por unanimidade, durante a sessão de ontem, dia 7, a Ação de Investigação Eleitoral ajuizada por Rudson Leite (PV), contra a ex-prefeita Teresa Surita e o advogado Leonardo Paradela, em resumo, por falta de comprovação das acusações. Todos os juízes eleitorais seguiram o voto da relatora, desembargadora Tânia Vasconcelos, e o parecer do Ministério Público Eleitoral.
Iracema
A Prefeitura de Iracema assinou convênio com o governo estadual para comprar material de consumo médico-hospitalar, medicamentos e material odontológico, no valor de R$ 6.265.086,47. Em contrapartida, o Município deve entrar com mais R$ 128.440,47. O recurso é oriundo de emendas das deputadas estaduais Tayla Peres (Republicanos) e Catarina Guerra (União Brasil) e do deputado estadual Jorge Everton também do União Brasil.
Rápidas
Quem está acompanhando o encontro de cúpula dos países com floresta amazônica, que se realiza em Belém (PA), certamente está se lembrando de uma velha composição do gênio Raul Seixas: A Solução é alugar o Brasil. ### E o presidente Lula da Silva (PT) sai dessa viagem a Amazônia com a sensação de que está tudo combinado. Recebeu afagos até de bolsonaristas de carteirinha até pouco tempo atrás. ### O senador Mecias de Jesus (Republicanos) chamou a emissão da “Ordem de Serviço” para início das obras do Linhão de Tucuruí assinada por Lula da Silva (PT), em Parintins (AM) de ato simbólico. ### Mecias lembrou que a obra já foi iniciada e está em plena execução, com milhares de trabalhadores já contratados pelo Consórcio TNE, aqui em Roraima e no Amazonas. ### Aliás, vários políticos locais andam aflitos: não sabem como bajulam Lula da Silva ou se agradam o eleitorado roraimense historicamente anti-lulista. ### Será na quinta-feira (10) a audiência para discutir o novo Plano Diretor, um trabalho coordenado pela EMHUR, com a participação de todos os órgãos administrativos da Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV). ### Pois é, parece estranho nesses tempos de permissividade do roubo da coisa pública que vivemos atualmente, mas aqui em Roraima teve prefeito se apresentando para cumprir pena imposta em 2022 pelo Tribunal de Justiça, por corrupção. ### Até amanhã