Se encerra nesta sexta-feira, 11, o prazo para quem deseja renegociar suas dívidas, por meio do mutirão “Renegocia”, com instituições financeiras, empresas de telefonia, água, luz e entre outras. A ação é desenvolvida pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça.
O mutirão ocorre em Boa Vista, através da Secretaria Executiva de Defesa do Consumidor (Procon Boa Vista). O planejamento é oferecer suporte aos endividados para a regularização de seus débitos, por meio de soluções de pagamentos das dívidas enquadrando as necessidades e condições de cada pessoa.
Segundo Sabrina Tricot, secretária executiva de Defesa do Consumidor, ao realizar a negociação da dívida, a empresa oferece mais do que jeitos de pagar: proporciona alternativas a um consumidor em vias de ter problemas com seu crédito na praça.
“Com processos eficientes ao negociar dívidas como o ‘Renegocia’ é fundamental para evitar que os débitos da clientela cresçam e provoquem maiores inconvenientes à empresa. Esse é o melhor caminho para minimizar as dores de cabeça que vêm junto com a inadimplência e, assim, equilibrar a gestão das finanças empresariais. Isso deixa o cliente mais propenso a se fidelizar à marca que o acolheu em um momento delicado”, explicou.
COMO PARTICIPAR DO RENEGOCIA
Não há limites nos valores das dívidas e de renda para participar. Para ter acesso ao “Renogocia”, basta se dirigir a sede do Procon Boa Vista, no Centro de Atendimento ao Cidadão João Firmino Neto, localizado na Av. dos Imigrantes, 1612, bairro Buritis, 1º andar. O atendimento será das 8h às 14h, sem necessidade de agendamento prévio.
No entanto, os interessados também podem recorrer a plataforma Consumidor.gov.br. A ferramenta possibilita a resolução de conflitos de consumo de forma rápida e desburocratizada, sem a necessidade de instauração de processo administrativo ou judicial. Deve-se acessar o site usando a sua conta gov.br prata ou ouro.
Depois, é preciso escolher o credor para formalizar o pedido. Ao preencher a solicitação, é importante selecionar no campo “Problema” a opção “Renegociação/parcelamento de dívida”.
No campo “Descrição da Reclamação”, informar que deseja participar da ação de renegociação de débitos. O credor apresentará uma resposta que será avaliada pelo consumidor. Ao longo desse período, é possível interagir com a empresa, anexar documentos, tirar dúvidas e até complementar a reclamação, caso necessário.