Embora seja frequentemente usado em receitas dos mais variados tipos, esse tempero faz mal à saúde quando consumido em grandes quantidades. Entretanto, a especiaria não é vilã se for usada com responsabilidade. Saiba mais sobre as propriedades, benefícios, malefícios e quantidade segura para consumir a nóz-moscada.
Assim como muitos alimentos, quando consumidos em alta quantidade, a noz-moscada faz mal pode causar intoxicação. O efeito psicotrópico causado pela especiaria é decorrente da miristicina e da elemicina. Esses compostos promovem respostas similares à serotonina, como relaxamento e bem-estar, porém eles também induzem ao efeito alucinógeno.
Se a quantidade consumida chegar à 20 gramas, os efeitos podem ser de alucinação visual, auditiva e motora, além de fraqueza e confusão mental. A depender do organismo, os sintomas podem levar à morte.
Além disso, o consumo deve ser evitado por gestantes, pois a especiaria também possui propriedades abortivas, podendo causar complicações e prematuridade.
De acordo com especialistas, a quantidade ideal do tempero é de, no máximo, 5 gramas ao dia.