Sebrae

Inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios terminam nesta quinta-feira (10)

Podem participar microempreendedoras individuais (MEI), donas de microempresas e de empresas de pequeno porte e produtoras rurais com negócios formalmente abertos até 1º de janeiro de 2022

No Brasil, as mulheres empreendedoras já ultrapassaram os homens e somam 51,5% dos empreendedores nacionais. (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)
No Brasil, as mulheres empreendedoras já ultrapassaram os homens e somam 51,5% dos empreendedores nacionais. (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

Se você empreende e tem uma história inspiradora para contar, não pode perder a oportunidade de participar do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN). As inscrições são gratuitas e seguem abertas até hoje (10). A premiação reconhece a força do empreendedorismo feminino de todo o país, representada nas categorias Microempreendedora Individual (MEI), Pequeno Negócio e Produtora Rural.

No ano passado, o Brasil alcançou uma marca inédita de 10,3 milhões de mulheres donas de negócios no país, o maior contingente de empreendedoras da história. O dado consta em estudo feito pelo Sebrae, a partir de dados do IBGE, no 3º trimestre de 2022.

Além do reconhecimento, as vencedoras do PSMN concorrem a benefícios que podem impulsionar seu negócio para novos patamares, como equipamentos eletrônicos de última geração e participação em missão técnica nacional para capacitação.

A iniciativa também tem como objetivo inspirar outras mulheres a investir em seus sonhos e acreditar em seu potencial empreendedor. Desde 2004, primeira edição do prêmio, mais de 100 mil mulheres se inscreveram e mais de 200 foram premiadas. Somente no ano passado, foram três mil inscritas.

Podem participar mulheres maiores de 18 anos, proprietárias de microempresas, empresas de pequeno porte ou microempreendedoras individuais (MEI), todas com CNPJ. No caso de produtora rural, os requisitos incluem inscrição estadual de produtor, número do Imóvel Rural na Receita Federal (NIRF) ou declaração de aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) ou que explorem atividade pesqueira e possuam registro no Ministério da Pesca.

Todos os pequenos negócios devem ter sido estabelecidos formalmente há, no mínimo, um ano (data de abertura anterior a 01/01/2022). Para se inscrever, é necessário preencher um formulário eletrônico no site oficial da premiação e enviar um vídeo com uma apresentação curta da candidata, conforme orientações. Para gravar o vídeo, o Sebrae disponibiliza um e-book e um manual na internet.

Etapas

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é realizado em três etapas. A primeira fase é estadual, com a escolha de três candidatas por estados e DF, sendo uma por categoria. A segunda etapa é regional, com avaliação de um júri e escolha de apenas uma candidata por categoria e por região que seguirá para a etapa nacional. As 15 vencedoras da etapa regional participarão do evento de premiação e serão avaliadas por uma comissão técnica nacional.

Em novembro, quando se comemora o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, serão anunciadas as nove vencedoras nacionais: ouro, prata e bronze nas três categorias da premiação. A cerimônia da grande final será realizada, presencialmente, em Brasília (DF). As despesas de deslocamento das finalistas serão custeadas pelo Sebrae.