Bom dia,
Preocupados com o desemprego e a fome a população latino-americana parece ignorar os difíceis tempos tenebrosos que estamos vivendo no Continente, onde os principais países estão sendo governados por ditadores, disfarçados ou não, frutos de um consórcio entre a corrupção e o narcotráfico de drogas e armas. O assassinato esta semana do candidato de direita à Presidência do Equador, Fernando Villaviccencio, um jornalista que combatia a corrupção e o narcotráfico, é a ponta do iceberg e o fio do novelo desse esquema criminoso que toma conta da administração e controle político dos países da América Latina. Até quando?
Não seria demais lembrar que recentemente o filho do presidente colombiano Gustavo Petro, que está há menos de um ano no cargo, foi preso e depois solto pela influência do pai, acusado de ter recebido dinheiro do narcotráfico para financiar a campanha que levou Petro ao poder. Este mesmo Petro, é o maior defensor da intocabilidade da Amazônia, que despovoada e miserável, é campo fértil para organizações narcotraficantes como as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARCS).
DÚVIDA
Desde que a ação que vai decidir se o vereador Adjalma Gonçalves (Solidariedade) continua ou não no cargo, surgiram várias teorias sobre o caso. O Republicanos alegou infidelidade partidária, mas comenta-se que depois de Adjalma, outros três suplentes da vaga também teriam deixado o partido. Neste caso, o questionamento é que a questão ainda pode ser alvo de demandas judiciais.
ARTICULAÇÃO 1
A notícia de que o PSDB local, que até pouco tempo ainda era reduto de seguidores do finado governador Ottomar Pinto, passou para o grupo do deputado Gabriel Mota, do Republicanos, deixou os bastidores da política alvoraçado ontem. A mãe do parlamentar, Anabel Mota, anunciou ter assumido o diretório regional, que até então estava sob o comando da ex-deputada federal Sheridan de Oliveira.
ARTICULAÇÃO 2
Gabriel Mota é genro do deputado estadual Gabriel Picanço, e assumiu a vaga no Congresso Nacional na vacância do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Jhonatan de Jesus. Pelo andar da carruagem, ele já está se articulando para disputar uma reeleição em 2026 e, neste sentido, tem toda lógica estar em um partido em que tenha a palavra final sobre o fundo eleitoral e tempo de televisão.
MILHAS
Um projeto do deputado Isamar Júnior (PSC) protocolado essa semana, junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, prevê que as bonificações concedidas por companhias aéreas pela aquisição de passagens, as chamadas milhas, resultados de compra pelo governo do estado, passem a compor uma espécie de banco de créditos para uso comunitário, como atletas ou pacientes que precisam se tratar em outros estados. Um questionamento interessante é sobre o uso atual dessa milhagem toda.
PAC
Está programada a presença do governador Antônio Denarium (PP) hoje, no Rio de Janeiro, para o lançamento da nova versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em solenidade presidida pelo presidente da República. Será o terceiro encontro em duas semanas de Denarium com Lula da Silva (PT) em menos de duas semanas. Se continuar assim, ficarão íntimos. O governador de Roraima será entrevistado no próximo domingo na Rádio Folha FM 100.3, dentro do programa Agenda da Semana. Vai falar sobre o encontro de cúpula de países amazônicos e também sobre as obras de interesse de Roraima que foram comtempladas nesta novar versão do PAC.
SECULT
O governo do estado publicou, no Diário Oficial do último dia 8, um aviso de procura de imóvel para aluguel, onde pretende abrigar a administração da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), que funciona hoje no Palácio da Cultura Nenê Macaggi, no centro da cidade. As condições de trabalho no prédio já eram uma queixa antiga de servidores da pasta. Resta saber, agora, se esse aluguel é temporário, enquanto o prédio próprio é reformado.
RETIRADO
Outro pedido de informação retirado formalmente essa semana, foi do deputado Cláudio Cirurgião (União Brasil), direcionado ao secretário estadual de Infraestrutura, Edilson Damião, e que pedia dados sobre o contrato com a empresa responsável pelas obras de construção da solução de radioterapia no Hospital Geral de Roraima. O parlamentar queria saber, inclusive, sobre o quantitativo de verbas estaduais e federais na obra. O que está havendo, hein?
MULHERES
O governo estadual reativou, recentemente, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher, com apoio da Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes). Desde 2021, o colegiado não funcionava pela falta de respaldo legal, uma vez que não havia decreto ou portaria justificando as ações. Se por um lado a retomada das atividades é louvável, por outro merece reflexão a falta de incentivo público a essa temática.
NOVA CONQUITA
O Folha de Boa Vista foi selecionada para participar da primeira turma de jornais associados a Associação Nacional de Jornais que vão participar da do Laboratório de Receita do Leitor, promovido pela Google News Initiative (GNI). Foram selecionados apenas 15 jornais de várias regiões do país. Na região Norte apenas a Folha de Boa Vista (RR) e o Liberal (PA) foram comtemplados. É mais um orgulho para todos nós que fazemos esse veiculo que sempre tem liderado a preferência do leitor e hoje do internauta faz quase quatro décadas.