Véspera de feriado de Dias dos Pais, o mercado local recebe os consumidores que buscam comprar itens para presentear os pais. Segundo a Fecomércio/RR, a estimativa é que as vendas do comércio varejista movimentem R$ 16,7 milhões de reais, em Roraima.
A FolhaBV foi aos principais pontos de venda na capital para conversar com os lojistas e identificar as expectativas em comum para o feriado deste ano.
Denildo da Silva Lima, gerente de uma loja exclusiva para peças masculinas no segmento de vestuário, calçados e acessórios, conta que se preparou para as vendas deste ano com antecedência, no entanto, só espera grande movimento no final de semana.
“A expectativa de vendas está ótima, nós começamos a nos programar com um mês de antecedência para não ser pegos de surpresa. Sempre buscamos ultrapassar o ano anterior e agora não é diferente. Esperamos que haja vendas para o final de semana já que todos deixam para comprar de última hora ou trabalham até tarde e só tem tempo esse horário para comprar”, afirmou.
Ygor Rodrigues, vendedor de outra loja de artigos masculinos, contou que o investimento esse ano foi menor em quantidade, mas se sobrepôs em qualidade de produtos. Ele aponta que as pessoas têm buscado produtos de uso útil e diário. Além disso, os itens promocionais entraram em destaque nas vendas deste ano.
“O investimento é um pouco menor e foi em produtos que a gente colocaria em promoções. As pessoas têm procurado presentes mais em conta e que sejam úteis, uma calça na promoção para o trabalho ou algo para o dia a dia. As promoções tem finalidade de marketing para chamar as pessoas, já estando aqui oferecemos também outros produtos diferentes, como carteiras ou relógios”, explicou.
Os segmentos de vestuários, calçados e acessórios devem corresponder a quase 77% do total das vendas dos Dias dos Pais. No Brasil, o faturamento deve ultrapassar os R$ 3,6 bilhões de reais.
PERFUMARIA E COSMÉTICOS
Esse ano, está previsto o encarecimento no setor de perfumaria que pode chegar a 20,6% de aumento nos preços. No entanto, perfumes e cosméticos devem movimentar, em todo o país, cerca de R$ 1,16 bilhão de reais nas vendas deste feriado.
Luciete Silva, revendedora de cosméticos e perfumes, afirma que a forma mais viável para vender seus produtos é por meio de kits. No entanto, ela afirma não notar diferença na busca por itens em relação ao ano passado.
“Os kits são mais em conta para o cliente e para a gente. Conseguimos comprar mais barato e revender por um preço bom. No dia dos pais sai mais para vendas sabonete, kits de loção pós barba, shampoo, toalhas maiores para academia e colônias, eu percebo que são os mesmos produtos e demanda vendidos do ano passado”, explicou.
UTILIDADES DOMÉSTICAS E ELETRÔNICOS
Também são esperadas maiores movimentações nos ramos de utilidades domésticas e eletroeletrônicos, com vendas de R$ 1,19 bilhão este ano.
Anderson Garcia, é gerente de uma loja de artigos eletrônicos, e conta que já percebeu um aumento das vendas. As expectativas é bater a meta do ano anterior e tem investido em produtos que sempre são alvos de quem deseja presentear os pais, além de desenvolver campanhas de promoção.
“Nós colocamos o foco em smartphone, notebook e caixas de som que são os públicos alvos nos dias dos pais. Mas no geral os produtos que têm saído são o smartphone, canecas, copos, caixas de sons, notebook e fones de ouvido, principalmente a versão sem fio e pegada esportiva. Esse mês estamos fazendo a campanha azul onde colocamos todos os produtos com adesivos azuis para o cliente perceber que aquele equipamento está na promoção”, afirmou.
Carlos Garcia, gerente de uma loja de produtos agrícolas, ferramentarias e pescaria, afirma que tem havido uma procura também nestes artigos, apesar do comércio geral em Roraima estar fraco.
“Tem tido uma procura a mais nessa parte de ferramentas e produtos de pesca, já que muitos pais têm feito esse trabalho de casa. As expectativas estão boas, principalmente nesses produtos de campo e ferramentaria. Temos feito ações de vendas de alguns produtos, apesar do comércio de Roraima de maneira geral ter reduzido, mesmo assim não podemos desanimar e creio que podemos sim superar as vendas do ano anterior”, explicou.
ESTRATÉGIAS PARA ATRAIR OS CLIENTES
Todos os lojistas têm buscado meios diferentes para atrair a atenção dos clientes. As redes sociais têm sido o canal mais recorrido, no entanto algumas outras estratégias têm sido elaboradas como a propaganda televisiva, formas de pagamentos diversas e o atendimento virtual, como forma de agilizar as vendas.
Além disso, grande parte das irão lojas abrir mais cedo e fechar mais tarde. Muitos vendedores têm percebido que os clientes tem usado a semana para pesquisar os preços e utilizar o final de semana para comprar de fato o produto, mesmo que fique em cima da hora.
Mariene Pacheco, é uma das pessoas que está em busca de melhores ofertas para comprar o presente para os dias dos pais, ela conta que a melhor saída é pesquisar o preço mais acessível ao seu bolso.
“A gente tem que pesquisar, principalmente pelos preços e as condições financeiras que não estão legais. Então a gente tem que pesquisar em todas as lojas, ver o que vale a pena ou compensa. Tem uma grande diferença do ano passado para esse, as coisas estão mais caras. A diferença de preço de uma loja para a outra é bem pequena”, declarou.
EMPREGOS EXTRA
Durante este período, devido a grande demanda de consumidores, as lojas estão criando empregos temporários. O Dia dos Pais é a quarta data mais importante para o comércio, atrás do Natal, Dia das Mães e Dia das Crianças.
Essa importância nas vendas é refletida na geração de empregos temporários. A CNC estima que 10.380 mil pessoas sejam contratadas para atender à demanda de vendas. Em Roraima não é diferente, Denildo afirma que haverá contratação de pessoas temporárias para o final de semana.
“Nessa data nós sempre pensamos em contratar algumas pessoas para diária, principalmente para ficar em setores como na organização, apoio aos vendedores ou mesmo no atendimento”, explicou.
Existe também a possibilidade desses empregos temporários se transformarem em definitivo. Ygor afirma que dependendo do desempenho, existe um esforço em tornar o funcionário fixo.
“Nós trabalhamos com a quantidade de trabalhadores que suprem a demanda, mas em datas comemorativas contratamos pessoas temporárias, mas se ela mostrar capacidade nós tentamos contratar definitivamente”, afirmou.