Conexão

Denarium: obra de infovia para melhorar qualidade de internet em RR será lançada em 28 de agosto

Governador fez o anúncio junto ao ministro das Telecomunicações, Juscelino Filho, durante no lançamento do Novo PAC, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

A Anatel é a entidade responsável por coordenar obras da Infovia Boa Vista.(Foto: Divulgação)
A Anatel é a entidade responsável por coordenar obras da Infovia Boa Vista.(Foto: Divulgação)

O governador de Roraima, Antonio Denarium, afirmou nesta sexta-feira (11), que as obras da infovia de internet que atenderá Roraima será lançada em 28 de agosto. Denarium fez o anúncio junto ao ministro das Telecomunicações, Juscelino Filho, durante no lançamento do Novo PAC, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

https://www.facebook.com/watch/?v=220071627343403&extid=CL-UNK-UNK-UNK-IOS_GK0T-GK1C&mibextid=2Rb1fB&ref=sharing

O ministro já havia garantido que a instabilidade da conexão de internet em Roraima deve ser resolvida até dezembro, com a inauguração da infovia que liga Barcelos (AM) a Boa Vista. A declaração foi feita durante coletiva de imprensa em Santarém (PA) sobre a inauguração da infovia que liga a cidade paraense a Manaus.

Essa estrutura é um cabo de fibra óptica instalado no leito de rios, uma alternativa para evitar a degradação ambiental. No caso da infovia que ligará Roraima, a linha vai passar por rios da vila de Moura, em Barcelos, a Caracaraí, de onde seguirá por via terrestre até a capital do Estado.

Os representantes da Entidade Administradora da Faixa (EAF), organização responsável pela implantação do 5G e pela operação que trará nova fibra óptica subaquática para Roraima, relataram que o material para as obras de internet já estão a caminho. A informação foi dada em reunião com Ministério Público Federal (MPF), realizada no dia 03 de agosto.

A ação faz parte do programa Norte Conectado, composto por oito infovias que devem levar internet de alta velocidade a cerca de 10 milhões de moradores de 59 cidades de seis estados da região. Cada município terá um Data Center Modular onde pares de fibra estarão disponíveis para uso. O investimento do projeto é de cerca de R$ 1,3 bilhão.

Com a melhoria da conectividade, o governo federal também poderá ampliar os serviços de telessaúde na região. Esse serviço permite a chegada da atenção especializada a locais de difícil acesso, alcançando as comunidades tradicionais e povos originários.

Dos benefícios, estão a agilidade nos laudos, acesso rápido a médicos especialistas e profissionais de saúde, aumento da capacidade de serviços, além da redução de custos para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para a população vulnerável.